O governador do rio de janeiro, Luiz Fernando Pezão, e seu secretário de ambiente, André Corrêa, se reuniram com técnicos de Israel e Espanha, no dia 10 de fevereiro, com objetivo de discutir a dessalinização da água do mar para abastecimento do estado. Na reunião, Pezão encomendou um estudo de viabilidade ao grupo espanhol Sacyr, envolvido em projetos desse tipo em 25 países da Europa, Ásia e outros continentes. A ideia é construir um unidade na zona oeste da capital, com capacidade para atender até 1 milhão de moradores. Essa seria a primeira usina do tipo no país.

Caso o estudo de viabilidade técnica seja favorável, o estado pretende fazer uma Parceira Público Privada para executar a usina de dessalinização. A proposta é que essa unidade de retirada de sal da água do mar opere em momentos de possível escassez ou de maior demanda por água no Rio de Janeiro. "É como se fosse uma térmica que opera quando necessário. Seria uma reserva", declarou Pezão.

Em paralelo a esta iniciativa, o governo do estado iniciará uma campanha de marketing para estimular os consumidores a reduzir o consumo de água. A campanha "cada gota conta" será veiculada nos principais meios de comunicação ressaltando a importância de se economizar água em tempos de escassez. Uma campanha nas escolas também será conduzida pelo estado. Pezão ressalta que o estado sempre faz campanhas de racionamento e está investindo em soluções para o problema.

A crise hídrica que atinge o Rio de Janeiro é causada pela falta de chuvas nos reservatórios que abastecem o estado, mas o problema ainda é menor do que o enfrentado por outros estados como São Paulo e Minas Gerais. Alguns rios operam ligeiramente acima, ou dentro do volume morto.

Fonte: Reuters Brasil