Novos Módulos Solares Orgânicos Poderão em Breve Substituir Soluções Fotovoltaicas Tradicionais

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Pesquisa Aplicada de Polímeros, localizado em Potsdam, no Norte da Alemanha, desenvolveram uma solução inovadora que poderá tornar viável a utilização de módulos solares orgânicos em grandes instalações fotovoltaicas. Embora este tipo de elementos tenha diversas vantagens, em particular no que diz respeito à facilidade de fabrico, sobre os módulos convencionais à base de silício, a sua generalização tem sido protelada devido a problemas de durabilidade.

A abordagem dos investigadores alemães ao problema da durabilidade das células solares orgânicas passou pela utilização de um material intermédio capaz de proporcionar uma proteção eficaz contra os agentes climatéricos sem, no entanto, comprometer o seu desempenho.

Isto foi conseguido através da integração dos módulos solares em finas camadas de vidro, especialmente fabricadas para o efeito, com uma espessura de apenas 100 micrómetros.

Este vidro de proteção proporciona um incremento significativo na resistência mecânica dos módulos orgânicos e impede a sua degradação prematura quando expostos ao meio ambiente.

Por outro lado, em comparação com o vidro convencional, aquele vidro é dotado de grande ductilidade, o que facilita o seu manuseio e aplicação e, mais importante, permite o fabrico de longas "folhas" de material que pode ser transportado em rolos.

O processo de integração das células solares passa pela impressão, em passagens sucessivas, das camadas foto ativas e elétrodos diretamente sobre as folhas de vidro.

Fonte: EngenhariaCivil.com