Cordwood é um método que usa tocos de madeira assentados com argamassa a base de barro e palha picada. Entre as duas linhas de argamassa (interna e externa) cria-se um vão que pode ser preenchido com qualquer material, que seja de preferência isolante térmico e acústico, como palha ou serragem.. Para a técnica do cordwood, é interessante escolher madeiras devidamente tratadas e com baixo índice de dilatação térmica.

Como em todos os métodos de construção, o planejamento é fundamental. A madeira deve estar seca para evitar dilatações e consequentes rachaduras no conjunto. Depois do corte, a madeira é descascada, com secagem determinada entre 1 e 2 anos, antes de serem cortados pedaços iguais em comprimento, para que seja mantido um padrão estético.. A argamassa pode ser feita com uma mistura de terra, água, areia e um aglutinante que pode ser palha, cimento ou cal.

Na Sibéria e nas áreas do norte da Grécia, estruturas com cordwood que foram construídas 1.000 anos atrás ainda estão de pé. O custo de construção de uma casa nesse sistema pode ser consideravelmente menor do que uma casa com estrutura de madeira padrão, dependendo do grau de envolvimento do construtor na mão de obra. Porém, construir uma casa assim, pode demorar mais tempo do que uma casa convencional.

No Brasil há muita madeira descartada nos procedimentos da construção civil. Ao reutilizar madeiras de sobras de outras obras, vale verificar se essa madeira foi tratada e que produto foi usado no tratamento. Há um crescente corpo de evidências científicas de que a madeira tratada com CCA (chromated copper arsenate) representa um perigo para os seres humanos e ao meio ambiente. Como resultado, autoridades internacionais estão impondo restrições mais rígidas para sua fabricação, uso e descarte. A maior preocupação é a infiltração de arsênico e cromo sobre as superfícies da madeira, que podem contaminar seres humanos e animais.

Veja a seguir alguns exemplos de casas que foram construídas com a utilização de cordwood:




Fonte: Ecovila da Montanha, Inspiration Green