A geração de resíduos sólidos urbanos (papéis, vidros, plásticos e metais) no Brasil alcançou a marca de 60 milhões de toneladas. Por isso, a gestão desses resíduos se tornou um assunto muito relevante, visto que os espaços para sua disposição se tornaram escassos e valorizados. Além disso, o seu reaproveitamento gera dividendos e economia de energia. Pensando nisso, a Companhia Energética do Ceará, Coelce, criou o programa Conta Verde Coelce, que concede descontos mediante a entrega de recicláveis. O Programa Conta Verde vai além do desconto na fatura de energia e registra a quantidade de emissões compensadas através da reciclagem do resíduo entregue.

O programa é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que ocorreu entre os anos de 2011 e 2013, financiado pela Coelce e executado pelo Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI) e pela B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos. O objetivo do programa é incentivar os clientes a compensar as emissões de carbono provenientes de seu consumo mensal de energia elétrica através da reciclagem de resíduos. Sua principal meta é reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros cearenses, assim como aumentar a quantidade de resíduos reciclados, gerando significativa economia de energia para o setor elétrico. Além disso, o programa vai mensurar e divulgar os benefícios ambientais com a redução da emissão de dióxido de carbono.

O programa funciona através da pesagem dos resíduos e, com a utilização de uma máquina parecida com a de cartão de crédito e um sistema online, o valor do bônus é creditado automaticamente na conta do cliente. Os valores são definidos por quilo, unidade ou litro, e de acordo com o preço do mercado. Segundo a COELCE, já foram cadastrados no programa quase 425 mil clientes, distribuídos em mais de 20 municípios do Estado do Ceará. Foram, ainda, recicladas mais de 16 mil toneladas de resíduos, sendo concedidos mais de R$ 2 milhões em descontos na conta de energia elétrica, economizando, assim, cerca de 675 milhões de kWh.

Fonte: Pautas Incorporativas