Investigadores Alemães Desenvolvem Sistema Híbrido para Inspeção de Aço de Alta Resistência

O Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos (IZFP) localizado em Saarbrücken, na Alemanha, anunciou o desenvolvimento de um sistema inovador de inspeção de estruturas metálicas.

O Magnus é um dispositivo que incorpora tecnologias híbridas e permite a determinação das propriedades do aço de alta resistência de uma forma mais eficiente.

Ao contrário de outros sistemas, o Magnus combina tecnologias micromagnéticas e de ultrassons para a caracterização dos materiais, sem necessidade de contacto direto com estes.

Os métodos micromagnéticos permitem a determinação de propriedades como a dureza, resistência à tração e esforços internos, enquanto os métodos de ultrassons fornecem informações sobre a textura, um fator determinante na forma como o material se deforma.

Esta ferramenta técnica é a primeira do género, no mundo, a associar os dois tipos de tecnologias, tendo os investigadores dando especial ênfase à manutenção do seu baixo custo.

Para o desenvolvimento do Magnus, o IZFP conta atualmente com a colaboração de investigadores do Centro Técnico de Indústria Mecânica (CETIM) em Senlis, tendo até agora sido produzidos três equipamentos.


Fonte: Engenharia Civil