Em meio à crise hídrica e à atuação cada vez mais forte de empresas privadas em saneamento, a J&F Investimentos, holding do frigorífico JBS que pertence à família Batista, vai entrar no setor com a criação da Zetta Ambiental. A ideia é disputar concessões já em 2015.

Ainda sem ativos, a Zetta Ambiental está sendo estruturada como um braço da Zetta Infraestrutura, empresa criada no fim do ano passado pela holding para adentrar as áreas de construção, energia e saneamento.

O time para tocar a empresa já começou a ser recrutado no mercado. Rafael Garofano, que atuou na OAS entre 2008 e 2012, tornou-se, este mês, gerente de novos negócios da Zetta Ambiental. O executivo é membro da Comissão de Saneamento Básico do Instituto dos Advogados de São Paulo e já atuou brevemente também na área de concessões da Mendes Júnior, entre junho e dezembro do ano passado.

A atual crise hídrica vem sendo vista como oportunidade por empresas privadas de saneamento. A Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) avalia que o ambiente estará mais favorável para investimentos privados no setor em 2015. A previsão da associação é de que a participação das empresas privadas no mercado brasileiro de saneamento passará dos atuais 10% para 30% nos próximos 15 a 20 anos.

Hoje, empresas do setor como a líder de mercado Águas do Brasil e a Nova Opersan, controlada pelo fundo P2 Brasil, do Pátria Investimentos, já relataram que têm sido procuradas por empresas interessadas em aprimorar seus sistemas de reúso de água. A água é um insumo relevante para a indústria e muitos empresários temem que ela fique mais cara diante da escassez. Nesse sentido, sistemas que geram economia de água podem ajudar a conter custos.

As empresas também se estruturam para disputar possíveis parcerias público privadas na área de saneamento este ano. O setor espera que a repercussão sobre a crise hídrica incentive mais prefeituras a fazer parcerias para aprimorar seus sistemas de abastecimento de água ou até mesmo concessões para a gestão integral do serviço por empresas privadas.

Fonte: Exame - Negócios