A companhia de arquitetura e design NBJJ está a desenvolver um inovador sistema de sombreamento que se adapta automaticamente à posição dos ocupantes no interior dos compartimentos, à presença de nuvens no céu e à incidência da radiação solar.

O sistema Sunbreak utiliza painéis recobertos por lâminas de sombreamento que se movem ao longo de trilhos instalados lateralmente nas janelas.

A tecnologia, que promete uma proteção eficaz mesmo em dias de elevada intensidade solar e uma redução significativa nos gastos energéticos de manutenção da temperatura interior de edifícios, pode também ser utilizada para incrementar a iluminação natural nos recantos mais escuros dos compartimentos.

Isto é conseguido através da orientação específica das lâminas, de forma a que a luz solar seja refletida para o interior em vez do exterior.

Além do ajuste automático, a posição das lâminas pode também ser acertada remotamente pelos ocupantes, utilizando um tablet ou smartphone, dando àqueles um muito maior controlo sobre o ambiente interior do compartimento em que se encontram.

O funcionamento conjunto, triarticulado, das lâminas de sombreamento do Sunbreak foi inspirado no trabalho desenvolvido por Santiago Calatrava em 1985.

Fonte: Engenharia Civil