A Caesb irá trocar, até o fim de 2016, 350 mil hidrômetros em todo o Distrito Federal. A Companhia está revitalizando e atualizando tecnologicamente seu parque de hidrômetros, buscando uma maior precisão e eficiência na medição do consumo de água, além da adequação na distribuição de água no DF, de forma a garantir continuidade e qualidade no abastecimento.

Neste programa de modernização da Empresa, estão sendo investidos R$ 80 milhões. A Companhia possui o menor índice de perdas de água tratada do país, com um percentual de 27,3%, mas pretende reduzi-lo, nos próximos cinco anos, para menos de 20%.

Os hidrômetros estão sendo trocados de acordo com seu tempo de utilização. A vida útil destes equipamentos pode ser de 8 a 10 anos, para hidrômetros mecânicos e eletrônicos, respectivamente. Desde dezembro, cerca de 5.300 equipamentos já foram substituídos no Guará, Taguatinga, Lago Norte, Ceilândia, Águas Claras e Vicente Pires.

Todos os hidrômetros são licenciados pelo Inmetro e sua função é medir de forma precisa o volume de água utilizado. Os maiores benefícios da substituição é a emissão das contas de água de maneira justa, de acordo com o consumo do cliente, além de auxiliar no controle do consumo e identificação de possíveis vazamentos. A Caesb orienta os moradores para que façam uso racional de água, tendo em vista a escassez do produto e sua importância para a humanidade.

Fonte: Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal