A OAB Nacional firmou um termo de cooperação com o Instituto Trata Brasil para atuação em conjunto no fomento de ações para universalização do acesso aos serviços de saneamento básico, promovendo no processo a inclusão social e o equilíbrio socioambiental.

O acordo foi assinado pelo vice-presidente da Ordem, Claudio Lamachia, e o presidente executivo do Instituto, Édison Carlos. Também participaram da elaboração do termo e da reunião desta terça-feira Luiz Felipe Pinto Lima Graziano, vice-presidente da Coordenação de Saneamento Básico da OAB, e Rodrigo de Pinho Bertoccelli, secretário do grupo.

Lamachia afirmou na reunião que a OAB tem preocupação séria com o acesso a saneamento básico, pois este é um direito de todos os cidadãos. "Os governantes precisam ter a consciência de que o investimento em saneamento é a economia que farão em saúde reparativa depois. Estudos apontam que cada dólar ocupado em saneamento poupa quatro ou mais dólares em saúde no futuro", comparou.

Segundo Édison Carlos, este é um problema que estava escondido. "Temos de construir a ideia de que saneamento é um direito fundamental. Leva-se água à população, mas não se trata o esgoto. As crianças são o elo mais frágil desta cadeia, as que ficam mais doentes. Temos que parar de transformar nossos rios e praias em diluidores de esgoto", afirmou.

OAB e Instituto Trata Brasil constituirão uma coordenação de atividades conjuntas que elaborará as ações do termo de cooperação. As duas instituições atuarão conjuntamente na divulgação do das ações.

Fonte: Instituto Trata Brasil