Bouygues Construction e CTBUH Estudam Sistemas Avançados de Amortecimento em Edifícios

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) e a Bouygues Construction anunciaram o desenvolvimento conjunto de um programa de investigação na área de estruturas, dedicado às tecnologias avançadas de amortecimento de edifícios de grande altura.

Com a duração de 18 meses e um financiamento garantido de 230 mil dólares, o projeto "Um Estudo Sobre as Tecnologias de Amortecimento Disponíveis para Edifícios Altos: Conforto e Segurança" incluirá a compilação de um guia técnico de referência para o dimensionamento de sistemas de amortecimento.

Os sistemas de amortecimento de edifícios são usados em edifícios de grande altura desde a década de oitenta, tendo sido criados há mais de 50 anos.

Nos últimos anos, em resultados da construção, a nível mundial, de estruturas cada vez mais altas e esbeltas, aqueles sistemas começaram a ser utilizados de forma sistemática.

Nos novos arranha-céus é quase obrigatório o recurso a tecnologias de amortecimento, muito devido ao uso de materiais leves e otimização estrutural extrema, que levaram a que aqueles se tornassem mais suscetíveis a vibrações e ressonância estruturais.

Isto assume ainda maior relevância em zonas de forte atividade sísmica ou com ventos de grande intensidade.

O estudo que agora vai ser desenvolvido, centrar-se-á na catalogação e avaliação das mais recentes tecnologias de controlo de vibrações em edifícios de grande altura, contando com a participação de alguns dos mais relevantes investigadores da área.

Fonte: Engenharia Civil