Os polímeros reforçados com fibras (FRP) têm sido amplamente utilizados, nos últimos anos, no fabrico de pás para turbinas eólicas.

No entanto, de acordo com investigadores do Instituto Fraunhofer de Maquinação e Tecnologias Metalúrgicas (IWU), os FRP são uma solução muito pouco amiga do ambiente, devido à sua difícil reciclagem.

Em alternativa os investigadores alemães propõem o uso de aço e outras ligas metálicas que permitem uma taxa de reciclagem que pode ultrapassar os 90%.

Além disso as pás eólicas de aço são mais fáceis de fabricar e têm um custo significativamente inferior.

Uma das grandes vantagens dos FRP, apresentada frequentemente pelos fabricantes, é o seu baixo peso em comparação com outros materiais e os enormes benefícios daí decorrentes, especialmente em instalações de grandes dimensões.

Esta característica é minimizada pelos engenheiros do IWU que referem que o uso de ligas metálicas leves permite igualmente a manutenção do baixo peso das pás.

Por outro lado, em pequenas instalações o aumento de peso resultante do uso de aço não tem influência significativa no desempenho das turbinas.

O projeto HyBlade, que está a ser desenvolvido pelo IWU e pela Universidade Livre de Bruxelas (VUB) visa a otimização aerodinâmica e automatização integral dos processos de fabrico de pás de aço, apontadas como alternativa de futuro no mercado eólico.

Com os novos processos, os investigadores pretendem chegar a uma redução de 90% no custo de fabrico de pás de aço, em comparação com as pás de FRP.

Pretendem igualmente baixar o tempo de fabrico de uma pá para apenas 30 segundos, uma ínfima fração das várias horas que atualmente são necessárias para o fabrico com FRP.

Devido às características intrínsecas do aço, é possível também obter uma precisão superior nos elementos fabricados.

Fonte: Engenharia Civil