Engenheiros Alemães Desenvolvem Sistema de Carregamento Rápido de Autocarros Elétricos Urbanos

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Transporte e Infraestruturas (IVI) desenvolveram um mecanismo que permite a recarga ultrarrápida de autocarros elétricos urbanos. Devido à velocidade de carregamento que oferece, o sistema possibilita a utilização de baterias de menores dimensões nos veículos, tornando-os ainda mais cómodos, práticos e eficientes.

O sistema do IVI, desenvolvido no âmbito do programa "Sistemas de Carregamento Rápido para Autocarros Elétricos em Transportes Públicos", financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) é baseado em quatro tecnologias complementares.

A primeira é uma estação de recarga com elevada capacidade de carregamento, criada pela companhia M&P GmbH, sediada em Dresden.

A segunda é um novo tipo de bateria, desenvolvida pela HOPPECKE Advanced Battery Technology GmbH, compatível com a grande capacidade de carga disponibilizada nas estações de recarga.

A terceira e quarta tecnologias de base são respetivamente os sistemas eletrónicos necessários ao funcionamento dos autocarros com os novos tipos de bateria, da autoria da Vossloh Kiepe GmbH e o inovador sistema de contacto entre o autocarro e os terminais de carregamento, localizado sobre a cobertura do veículo, que foi criado pelo IVI e pela Schunk Bahn und Industrietechnik GmbH.

O carregamento dos autocarros urbanos, que percorrem em média cerca de 400 quilómetros por dia e têm um consumo médio de 1.19 kWh/km é efetuado nas estações terminais, durante o breve período de paragem para o acerto de horários.

Para efetuar o carregamento, o condutor tem apenas de posicionar o veículo na estação de carregamento. A manobra é auxiliada por um sistema sonoro autónomo que indica ao condutor quando o veículo se encontra na posição certa.

O ajuste entre os terminais do veículo e da estação de carregamento é feita de forma automática, por intermédio de um sistema de carris, permitindo alguma margem de manobra para a posição de paragem do veículo.

O processo de carregamento, que demora apenas seis minutos e meio, pode ser acompanhado em tempo real através de um monitor instalado no autocarro, podendo ser interrompido em qualquer momento.

Fonte: Engenharia Civil