Um grupo de investigadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, desenvolveu um método de impressão tridimensional que permite obter elementos estruturais utilizando cimento Portland aditivado com polímeros e fibras.

O método usado possibilita a impressão a seco de formas complexas, otimizadas do ponto de vista espacial e funcional.

A equipa anunciou recentemente a execução da maior estrutura alguma vez construída utilizando processos de impressão tridimensional à base de pó.

Com quase três metros de altura, foi batizada de "Bloom" e é constituída por 840 blocos diferentes, tendo sido criada com o objetivo de demonstrar as capacidades do novo método construtivo da Faculdade de Design Ambiental (CED) da UC Berkeley.

O material de construção escolhido não contém óxido de ferro, o que o torna mais amigo do ambiente e, devido à sua estabilidade físico-química, pode ser empregue na conceção de construções intrincadas para as quais é absolutamente obrigatória uma execução de elevada precisão.

Os investigadores norte-americanos defendem que este é o primeiro método de impressão tridimensional de estruturas e elementos construtivos suficientemente preciso, rápido e barato para realmente poder ser integrado, de forma prática e direta nos processos construtivos existentes.

O projeto de pesquisa foi apoiado e financiado pelas empresas Emerging Objects, Entropy Resins e pela Siam Research and Innovation Co. Ltd. (SRI), a divisão de R&D de uma das maiores empresas cimenteiras da Ásia, o Siam Cement Group (SCG).




Fonte: Engenharia Civil