Investigadores Holandeses Desenvolvem Sistema de Impressão 3D de Alta Resolução com Metal

Uma equipa de investigadores da Universidade de Twente e da Fundação para a Pesquisa Fundamental da Matéria (FOM) criaram um revolucionário sistema de impressão metálica 3D de elevada resolução.

Com uma precisão sem precedentes, a tecnologia permite a criação de estruturas de elevada complexidade, tendo potenciais aplicações, não só na área da microeletrónica, mas também no fabrico de elementos metálicos para o setor da construção.

Ao contrário de outros sistemas de impressão 3D com metal, que implicam períodos de tempo significativamente longos para a transformação da matéria-prima, o novo dispositivo faz uso de emissores laser de elevada potência que permitem que a liquefação da película metálica de base se dê de forma quase imediata.

O metal derretido é depositado em pequenas gotas microscópicas, que vão formando, sucessivamente, as camadas que compõem o elemento metálico que se pretende fabricar.

Com o novo sistema, o processo de deposição sobre o substrato é efetuado de forma muito precisa, graças ao controlo a montante das características das gotas de metal liquefeito.

Para demonstrar a incrível precisão do novo sistema de impressão 3D de elevada resolução com metal, os investigadores holandeses fabricaram pilares de cobre com apenas 5 micrómetros de diâmetro e 2 milímetros de altura, através da deposição sucessiva de vários milhares de micro-gotas de metal derretido.

Fonte: Engenharia Civil