A japonesa Hitachi anunciou a comercialização de um novo sistema de baixo custo dirigido à estimativa de fugas em redes de distribuição de água em países em desenvolvimento.

O sistema combina modelação hidráulica e tecnologias de informação para circunscrever pequenos trechos onde o volume de fugas é elevado e prever a necessidade de operações de manutenção em redes de abastecimento de elevada densidade.

O novo sistema da Hitachi permite aos operadores saberem, previamente a quaisquer trabalhos de inspeção, quais as zonas críticas da rede no que diz respeito à probabilidade de fugas de água.

Isto possibilita poupanças significativas de tempo tanto em fase de planeamento, como durante as operações de manutenção.

A instalação do sistema, que funciona em combinação com o Sistema de Controlo de Distribuição de Água da Hitachi, necessita de um número reduzido de sensores para o seu correto funcionamento, o que permite manter os custos baixos.

Os algoritmos de análise comparam os resultados obtidos com tecnologias de simulação hidráulica e os dados reais relativos às características físicas da rede, nomeadamente os materiais usados nas condutas, a idade e grau de envelhecimento das tubagens, bem como dados relativos às propriedades dos escoamentos e valores de pressões.

Ensaios efetuados em cooperação com a Agência Nacional de Água de Singapura, revelaram que o sistema é capaz de identificar, com precisão, a localização de fugas de água localizadas, mesmo quando estas correspondem a um baixo volume, recorrendo à informação recolhida por um número muito reduzido de sensores da velocidade e pressão do escoamento.

O sistema foi especialmente desenvolvido tendo em mente os países em desenvolvimento, nos quais as taxas de desperdício de água, incluindo o resultante de fugas em redes de distribuição de água chega a ultrapassar os 30%.

Fonte: Engenharia Civil