Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover costuma conviver com os mais diversos obstáculos, sendo muitos deles causados pela falta de preparo e acessibilidade nas cidades.

Mas, se ainda pode demorar para que o mundo se adapte às dificuldades de locomoção enfrentadas por muitas pessoas, algumas soluções já estão sendo pensadas para facilitar a vida de quem depende de uma cadeira de rodas.

Foi assim que surgiu o protótipo desta cadeira que permite que seus usuários subam e desçam escadas sem precisar da ajuda de ninguém.

A ideia, chamada de Scalevo, foi uma criação dos estudantes da Swiss Federal Institute of Technology e da Zurich University of the Arts. O protótipo funciona com uma esteira semelhante à usada em tanques de guerra, que é capaz de escalar os degraus e superar obstáculos que apareçam pelo caminho.

Ao subir e descer escadas, o cadeirante pode ajustar a inclinação do corpo para evitar quedas.

Outros itens que proporcionam segurança extra são luzes dianteiras e traseiras para facilitar a locomoção à noite, além de dois conjuntos extras de rodas que facilitam a transição da escada para o solo plano.

Por enquanto, o produto ainda está em fase de finalização, mas espera-se que ele seja lançado até a próxima Cybathlon, um campeonato suíço para pessoas com deficiência com foco em tecnologia robótica, que deve ocorrer no dia 8 de outubro deste ano.





Fonte: Hypeness