As estruturas metálicas são soluções para construção civil e podem ser usadas para substituir edifícios em alvenaria ou usadas conjuntamente com essa opção. A construção em aço passa por três momentos: projeto, fabricação e montagem. Cada etapa exige a supervisão de profissionais qualificados e com conhecimentos específicos.

Perguntas frequentes sobre o aço

Por se tratar de um mercado recente no Brasil, profissionais, estudantes e interessados na área possuem diversas dúvidas relacionadas ao trabalho com aço e o mercado em si. Veja algumas perguntas frequentes sobre as chapas de aço utilizadas, perfis e outras:

1. Quais são os benefícios do uso da estrutura metálica na construção?
As estruturas metálicas oferecem diversos benefícios, se destacam a precisão dimensional por ser medido em milímetros, leveza dos componentes, garantia de qualidade como resultado do processo industrial, menos necessidade de manutenção posterior, segurança na montagem, velocidade da finalização da obra e custos envolvidos.

2. Quais as desvantagens dessa opção?
Não existe uma situação onde o uso traga uma desvantagem, mas é preciso adequar a execução do projeto com a planta inicial. Nestes casos, a construção em alvenaria pode atender melhor alguns projetos que já foram elaborados tendo em mente este recurso. Quando não acompanhada por um profissional especializado, a obra também pode ter aspectos de segurança comprometidos (como ocorre com outros materiais) e por isso é fundamental ter assessoria de um engenheiro ou arquiteto.

3. Quais os custos médios da construção em aço?
O custo das estruturas metálicas é por m², sendo importante analisar o tipo de processo escolhido. No geral, a estrutura custa cerca de 20% a 25% do valor da obra. Profissionais da área ressaltam um custo-benefício maior neste tipo de empreendimento pelo menor desperdício com materiais, onde é encomendado a quantidade exata de material utilizada.

4. Qual a durabilidade de desse tipo de construção?
A durabilidade e necessidade de manutenção irá depender muito do projeto bem executado e com todos os cuidados relacionados a incêndio einfiltrações tomados nas fases de projeto, fabricação e montagem. No geral, as chapas de aço e perfis possuem uma durabilidade quase que ilimitada.

5. Qual o tempo médio de construção?
Por ser possível realizar a fundação e a fabricação da estrutura em paralelo, o tempo desse investimento pode ser menor. No caso de um galpão entre 300m² e 500m², por exemplo, o prazo médio é de 45 dias. Esse tipo de obra pode ser concluído até 50% mais rápido do que quando utilizados materiais convencionais.

6. Quando usar soluções mistas?
As soluções mistas são caracterizadas pelo uso da estrutura metálica em conjunto com o concreto, tirando proveito do melhor de cada uma das opções. Por exemplo, um edifício que utiliza vigas e colunas metálicas em conjunto com lajes de concreto.

Estruturas metálicas

Como vimos, as estruturas metálicas permitem uma grande diversidade de combinações para se adequarem melhor ao tempo proposto, ao orçamento disponível e as necessidades estéticas e de segurança do empreendimento. É importante destacar que todo o material em aço, sejam chapas ou perfis, precisa cumprir as normas de segurança, como ABNT, NBR, ASTM, API e JIS.

O aço tem sido mais usado para construção por empresários brasileiros, mas a distribuição ainda se concentra em algumas regiões, a divisão no país é: 70% das edificações em aço são realizadas no Sul e Sudeste, 20% no Nordeste e Centro e 10% na região Norte.

Fonte: Tetra Ferro