Do mês de Janeiro até agora o mercado de construção civil tem apresentado crescimento na geração de empregos formais no interior das principais cidades do país, registrando uma taxa de aproximadamente 413 mil vagas para especialistas que deixaram as metrópoles com o objetivo de ocupar as vagas oferecidas em localidades menores.

O perfil destes trabalhadores vem mudando ao longo dos anos, com a alta demanda por serviços especializados, estes profissionais se mostram altamente exigentes com seu serviço, buscando o aperfeiçoamento constante em projetos na tentativa de melhorar o mercado imobiliário através de inovações.

Segundo pesquisas, houve um aumento de 50% no número de formandos em engenharia civil, com relação ao mesmo período do ano de 2006. A preocupação é se o mercado acompanhará essa efervescência e até quando. Entretanto, o cenário tem se mostrado favorável em absorver esses profissionais principalmente no interior dos principais estados do país como São Paulo, Bahia, Minas Gerais entre outros.

O produto interno bruto (PIB) do interior mostra um crescimento de 49% na ultima década, ilustrando um aumento de dez pontos se comparado aos grandes centros urbanos do Brasil. Só no Pará, apenas 250 mil das 400 mil vagas de empregos formais foram preenchidas, sendo que 40% delas se concentram unicamente nos municípios de Altamira, Parauapebas e Marabá. No sul, o investimento neste perfil profissional tem mostrado grandes resultados, dentre eles, a criação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que é referência na qualidade de ensino no território brasileiro.

Segundo censo, nos últimos quatro anos, mais de 21,8 mil vagas foram oferecidas para profissionais especialistas no setor da construção civil. E as mais afastadas das metrópoles tem sido cada vez mais atraentes, afinal além do tempo de locomoção de casa para o trabalho – que geralmente é muito extenso nas grandes capitais – oportunidades de novas experiências, infraestrutura e qualidade de vida têm sido os principais motivos para a grande procura de novas oportunidades no interior.

Fonte: Blog da Engenharia