Para incentivar o setor nacional de carros elétricos, o governo da Inglaterra pensa em introduzir pelo país pistas que possam carregar veículos enquanto eles seguem viagem.

Proposto pela Highways England, o projeto terá uma fase de testes com duração de 18 meses, analisando assim a viabilidade das vias de carga. Para os testes, que não serão públicos, os veículos serão equipados com tecnologia sem fio.

"O nosso compromisso é o de realizar testes fora das ruas, ou seja, não em vias públicas, em 2016 ou 2017," disse Stuart Thompson, um porta-voz da Highways England.

Abaixo da superfície das estradas serão instalados fios elétricos, responsáveis por gerar campos eletromagnéticos. captados por uma bobina dentro do dispositivo e assim convertidos em eletricidade. É o mesmo princípio usado nos carregadores sem fio para celulares.

A intenção do projeto é aumentar a autonomia dos carros elétricos e a expectativa é que os primeiros testes comecem no final deste ano.

Tecnologias de recarga automática das baterias dos veículos elétricos nas estradas já estão em funcionamento em alguns lugares do mundo. Em 2013, a cidade sul-coreana de Gumi reconstruiu uma rua de 12 km permitindo que ônibus elétricos sejam recarregados enquanto trafegam. O processo é chamado "carregamento por indução magnética" - cabos elétricos enterrados sob o asfalto produzem campos magnéticos, que são absorvidos por um receptor no carro, e convertidos em eletricidade.

No ano passado, a cidade de Milton Keynes, no sudeste da Inglaterra, testou um esquema parecido, porém mais limitado, que recarregava baterias de ônibus elétricos por meio de placas instaladas no meio da rua. O experimento, entretanto, exigia que os veículos parassem por alguns minutos para recarregar a bateria.

Mesmo que o plano não venha a se concretizar, a Highways England já se comprometeu a instalar postos de recarga de bateria a cada 32 km na sua rede de estradas a longo prazo.

Fonte: Inovação Tecnológica, Blog da Engenharia