Investigadores da Universidade Politécnica de Valência (UPV) estão a desenvolver um novo sistema que permitirá aos condutores efetuarem ultrapassagens de forma mais segura.

Chamado EYES, o sistema é constituído por um software específico que pode ser instalado em tablets e smartphones e proporciona ao utilizador uma ajuda visual preciosa durante as manobras de ultrapassagem.

O EYES é especialmente dirigido a manobras de trânsito críticas em estradas nacionais e regionais de duplo sentido e vias com baixa visibilidade.

Trata-se de uma ferramenta de auxílio que fornece um incremento substancial da segurança rodoviária, em especial quando usada em veículos de grandes dimensões.

Ao contrário de outras soluções existentes, com o EYES cada veículo comporta-se como um nó de uma rede, fazendo uso de tecnologias wi-fi para comunicação.

Para que sua aplicação seja possível, é portanto necessária a adoção generalizada da tecnologia por parte dos condutores.
[p]A configuração inicial do sistema é bastante simples, bastando ao utilizador realizar um breve teste para confirmar a direção e sentido de circulação.

Depois o EYES, fornece em tempo real e de forma completamente autónoma, a imagem da estrada do ponto de vista do veículo precedente.

Isto permite que os condutores tenham informações valiosas que lhes possibilitem uma tomada de decisão mais atempada e segura no momento da ultrapassagem.





Fonte: Engenharia Civil