Chama-se Vortex e é uma nova solução eólica de design vertical concebida por um conjunto de empreendedores espanhóis. Sem quaisquer pás ou componentes internos móveis, o dispositivo aproveita a energia resultante da sua própria oscilação. De acordo com os seus criadores, a ideia para a Vortex nasceu do fenómeno de instabilidade dinâmica que provocou o colapso da famosa Ponte Tacoma Narrows, nos EUA, nos anos 40.

O dispositivo aproveita os vórtices de vento que se formam em torno do mastro. Quando estes vórtices possuem a mesma frequência (que depende da velocidade do vento) que a estrutura, ocorre um pico de absorção de energia, decorrente da formação de mecanismos de acoplamento aeroelástico. É esta energia, transmitida do fluido (vento) para a estrutura, que vai ser utilizada para gerar eletricidade.

A conversão da energia mecânica da estrutura para eletricidade é efetuada através do uso de alternadores e tecnologias de indução eletromagnética.

Os engenheiros espanhóis apresentam como grande vantagem da Vortex, relativamente às turbinas eólicas convencionais, o seu baixo preço, custando cerca de metade destas para o mesmo volume de produção elétrica.

Além disso, uma vez que não possuem componentes móveis, o desgaste (e consequentemente a necessidade de operações de manutenção e reparação) diminui drasticamente.

O protótipo da Vortex pode ser utilizado, de forma eficiente, para ventos com velocidades compreendidas entre 1.5 m/s e 7 m/s, no entanto o dispositivo está a ser melhorado para que possa ser utilizado com velocidades até 15 m/s.

Os criadores desta inovadora tecnologia irão promover uma campanha de crowdfunding, ainda este ano, para financiar o seu desenvolvimento.





Fonte: Engenharia Civil