O Laboratório de Robótica Ágil & Destra (ADRL) do Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique (ETHZ) criou um robot de construção autónomo a que chamou "Fabricador In Situ".

Este robot de construção é capaz de se mover em diferentes tipos de terreno, manipular vários tipos de materiais de construção e funciona de forma totalmente autónoma, adaptando-se rapidamente às diferentes tarefas que lhe foram confiadas.

Em vez de partir do zero, o "Fabricador In Situ" foi desenvolvido com base numa plataforma robótica já existente, a "dimRob" também criada pelo ETHZ, formada por um braço robótico industrial montado sobre uma estrutura motorizada de rastos, impulsionada por um motor diesel.

Ao contrário do seu antecessor, o novo robot de construção é dotado de avançados sistemas de posicionamento e inteligência artificial que eliminam a necessidade de qualquer intervenção humana, permitindo ao mesmo tempo a execução de estruturas complexas com uma precisão milimétrica.

Para se orientar o robot está equipado com um sistema de varrimento laser que permite a geração de um mapa tridimensional do ambiente circundante.

A progressão do trabalho a efetuar é controlada através da comparação dos dados de mapeamento 3D com o modelo CAD gerado em fase de projeto.

Isto permite igualmente efetuar o controlo de qualidade de obra, detetando disparidades ou erros de precisão.
Nos vídeos seguintes é demonstrado o funcionamento do "Fabricador In Situ" na execução de uma simples parede alvenaria de blocos (sem argamassa) e as suas capacidades de mapear o ambiente que o rodeia.




Fonte: Engenharia Civil