Investigadores do Departamento de Engenharia Química e Molecular da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, desenvolveram um novo tipo de células solares capazes de utilizar todo o espectro da radiação solar na produção de eletricidade.

Para tal, os engenheiros utilizaram células solares convencionais recobertas com finas películas de um material polimérico.

Este material, denominado PEDOT, uma mistura de polímeros de dois ionómeros, converte a parte da luz que não é usada em primeira instância, em calor e utiliza, numa segunda fase do processo, este calor para obter eletricidade.

Para demonstrar a viabilidade do processo, os investigadores utilizaram uma terceira camada, constituída por uma célula solar sensível ao calor, uma quarta camada formada por uma película piroelétrica e um dispositivo termoelétrico, que permitiram a conversão do calor em eletricidade.

De acordo com os investigadores da Universidade de Yonsei, as novas células são capazes de produzir uma voltagem até 5 vezes superior às células convencionais e, no conjunto de todos os componentes, foi conseguido um incremento de eficiência superior a 20%.

Fonte: Engenharia Civil