Quem nunca viu aquele filtro marrom de água que a sua avó com certeza tem ou já teve? Pois bem, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, ele é o mais eficiente do mundo. Ficou Surpreso?

Pesquisadores americanos concluíram que o filtro feito de barro é o melhor quando o assunto é retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e também de chumbo.

Muitos nem sabiam que tudo isso poderia ser encontrado na água, pois bem, vai ai mais uma surpresa: a água pode conter Criptosporidiose, um parasita que causa alguns incômodos como diarreia e gastrenterites.

O filtro de barro é capaz de eliminar 99% desses parasitas.

Como é o seu funcionamento?

Ele tem um sistema lento de filtragem, gota a gota, a água passa de um recipiente para outro.

De acordo com a pesquisa isso é um ponto muito positivo, já que os sistemas mais eficientes são os baseados em filtragens por gravidade.

Dessa forma, micro-organismos são literalmente sufocados pela pressão e não alcançam a água a ser tomada.

Talvez esteja na hora de ir visitar a sua vovó, tomar um copo-d’água e copiar a ideia do filtro. Fiz uma busca aqui nos preços, e eles variam de acordo com a capacidade de armazenamento de água e números de velas. O de 6 litros e 1 vela, é possível encontrar a partir de R$100,00; já para o de 10 litros e 3 velas, a partir de R$200,00.

Fonte: Engenharia é