Engenheiros alemães desenvolvem pás de plástico para turbinas eólicas mais leves e duráveis

Investigadores do Instituto Fraunhofer ICT em Pfinztal, Alemanha, estão a desenvolver uma nova família de pás de rotores de turbinas eólicas mais leves, duráveis e também mais recicláveis, recorrendo a espumas e compósitos termoplásticos.

As pás mais usadas atualmente em grandes torres eólicas, que chegam a atingir 80 metros de comprimento, são fabricadas através de processos manuais, usando resinas termoendurecíveis. Estes materiais têm baixa reciclabilidade, podendo ser utilizados geralmente apenas como materiais de enchimento ("filler"), depois de granulados, em aplicações simples.

Dado o aumento exponencial do mercado da energia eólica, nos últimos anos, um dos objetivos principais das novas pás é precisamente a garantia de reciclabilidade, com possibilidade de fácil separação das fibras de vidro e carbono das substâncias de matriz termoplástica.

As pás fabricadas recorrendo aos novos processos do Fraunhofer ICT são constituídas por espuma termoplástica reforçada com fibra de vidro nas zonas menos solicitadas e por termoplástico reforçado com fibras de carbono nas porções das pás que tipicamente estarão sujeitas a maiores esforços estruturais.

Esta distribuição inteligente de materiais ao longo do corpo da pá permite a otimização no que diz respeito ao peso, resistência mecânica, eficiência, durabilidade e custo.

As novas espumas termoplásticas estão a ser fabricadas nas próprias instalações do Fraunhofer ICT, que possui equipamento avançado de extrusão. O processo implica a fusão dos grânulos de plástico e sua mistura com um agente expansivo antes do processo extrusivo.

O projeto está a ser desenvolvido no âmbito do plano WALID (Wind Blade Using Cost-Effective Advanced Lightweight Design) promovido pela União Europeia, em cooperação com cerca de uma dezena de parceiros estratégicos das áreas da indústria e investigação.



Fonte Imagens: Fraunhofer ICT | Imagem (adaptada): via Fraunhofer ICT

Fonte: Engenharia Civil