As pessoas que estão pensando em seguir ou optaram por uma carreira em Engenharia, devem ficar de olho nas tendências e no ritmo do setor para não se perderem em meio ao mercado de trabalho. Por isso, vale a pena conferir uma lista com 5 tipos de engenharia que acompanham os rumos do mercado de trabalho da área:


  • 1- Engenharia Mecânica
    Muitas pessoas não sabem de todas as funções de um engenheiro mecânico e, por senso comum, acreditam que esses profissionais só fazem carros. Contudo, ainda que o mercado automobilístico seja grande e esteja em desenvolvimento, existem outras áreas dentro da engenharia mecânica que também tendem a crescer nos próximos anos.
    A térmica, por exemplo, é a responsável pela análise da pressão, temperatura e qualidade do ar nas aeronaves, e estuda de que forma os passageiros podem se sentir mais confortáveis dentro do avião, sendo parte da engenharia mecânica e que, segundo previsões de mercado, deverá crescer muito.
    Além disso, um outro exemplo é o da área de geração de energia de consumo, onde o engenheiro estuda as melhores formas de usar as fontes de energia à disposição.


  • 2- Engenharia Mecatrônica
    Essa área da engenharia combina conhecimentos sobre mecânica e computação, e com certeza ainda crescerá muito nos próximos anos, já que cada vez mais os equipamentos mecânicos são controlados por computadores, se tornando automatizados.


  • 3- Engenharia da Computação
    A informática está em evolução e acredita-se que não deva parar de crescer, assim sendo, o mercado de trabalho tende a ser próspero para a contratação e formação de novos profissionais da Engenharia da Computação.
    Ao contrário da Ciência da Computação, que é basicamente focada em softwares, a Engenharia da Computação lida tanto com softwares quanto com hardwares.



  • 4- Engenharia Biomédica
    Esta área acumula conhecimentos tanto da medicina quanto da engenharia, e sem dúvidas deve progredir muito nos próximos anos, com grande demanda no mercado de trabalho. Infelizmente, ainda são poucas as instituições que oferecem esse curso.


  • 5- Engenharia Civil
    A Engenharia Civil é uma das mais populares e procuradas, e mesmo que o mercado de trabalho ainda ofereça muitas oportunidades, é preciso pontuar que a procura por esse curso também cresceu muito, e a quantidade de profissionais é cada vez maior. Ainda que existam muitas obras em construção no país, acredita-se que esse crescimento não deve manter o mesmo ritmo e, eventualmente, os profissionais sentirão mais essa mudança.



Além das 5 áreas citadas, a própria formação de novos profissionais de engenharia também é uma nova tendência de mercado. Acredita-se que os cursos de engenharia serão cada vez menos limitados à técnica, e cada vez terão mais vínculos com o empreendedorismo, entendimento do ambiente e dos usuários, entre outras relações mais sociais, já que, se o engenheiro pretende criar soluções para melhorar a vida das pessoas, ele precisa entender suas necessidades, o que vai muito além da carga técnica.


Fonte de conteúdo: Vagas.com

Fonte de imagem: Google