Uma equipa de Engenheiros Civis sul-coreanos do Departamento de Materiais de Construção da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, criou um novo tipo de aço com propriedades surpreendentes. O novo material é mais flexível, resistente e leve que o aço corrente, podendo ser igualmente fabricado a baixo custo.

O aço estrutural corrente, embora utilizado de forma generalizada na indústria da construção, possui uma resistência específica (relação entre a resistência e o peso) relativamente baixa em comparação com outros materiais.

Uma possível alternativa seria o uso do titânio, no entanto este material tem um custo demasiado elevado para poder ser usado de forma massiva.

Outra alternativa é o recurso ao aumento da percentagem de integração de alumínio no fabrico de elementos de aço. Este processo conduz, no entanto, tradicionalmente, a uma menor ductilidade da liga obtida.

O que os investigadores coreanos descobriram foi precisamente uma forma de minimizar os efeitos nefastos, na ductilidade, resultantes da adição de alumínio, através do controlo da morfologia e dispersão

De acordo com o Departamento de Materiais de Construção da Universidade de Ciência e Tecnologia da Pohang, a nova liga metálica tem uma resistência específica comparável à das ligas de titânio, mas pode ser produzida a um décimo do custo desta.

A fase seguinte do estudo consistirá no desenvolvimento de um revestimento de proteção para o novo aço. Atualmente, os fabricantes de aço utilizam silicatos para o revestimento e proteção dos elementos de aço contra a oxidação. No entanto estes silicatos reagem com o alumínio, podendo comprometer a integridade do produto final caso sejam usados no processo de fabrico do novo aço.

Fonte de conteúdo e imagem: Engenharia Civil