Um novo estudo elaborado pela consultoria de recrutamento HAYS indicou que o mercado de trabalho para os engenheiros em 2017 tende a ser um pouco mais generoso do que o do ano passado, principalmente no segmento de infraestrutura.

Raphael Falcão, diretor da HAYS Experts, explicou que nas últimas décadas o cenário da engenharia mudou muito, e que entre 2000 e 2014, a demanda por engenheiros estava bem grande devido a investimentos em setores como óleo e gás, infraestrutura e telecomunicações, resultando em bons salários e bons empregos.

Devido à crise econômica e à instabilidade política, contudo, a situação ficou bem menos favorável para os engenheiros. Muitos projetos foram paralisados, inclusive porque pessoas envolvidas neles foram diretamente implicadas nas investigações da Lava-Jato. Além disso, outros fatores como a queda no preço do barril de petróleo em 2015 afetaram o mercado de trabalho da engenharia.

Para o diretor, entretanto, o mercado começou a se reaquecer no final de 2016 e início de 2017 com a retomada de investimentos em atividades que exigem a atuação de engenheiros, como as empresas chinesas que começaram a entrar no setor de energia brasileiro, trazendo recursos, e o agronegócio que continua a dar bons resultados.

Devido às novas turbulências geradas pelas delações de Joesley Batista envolvendo o presidente Michel Temer, a incerteza sobre o mercado de trabalho voltou e os investimentos começaram a sumir novamente, já que os empregadores de engenheiros começaram a se resguardar e se manter em espera para minimizar os riscos em caso de mudança de governo.

A situação dos engenheiros só não se tornou mais desfavorável, segundo Falcão, porque os compromissos assumidos nos momentos de calmaria continuam valendo e muitos projetos ainda têm continuidade.

Em 2017, a busca por profissionais de qualidade e eficiência operacional em meio ao mercado de trabalho continua, e o ambiente se tornou um pouquinho melhor para candidatos a oportunidades profissionais. O segmento de infraestrutura, com destaque para energia e agronegócio, tem perspectiva de aumento das exportações e possui o maior número de oportunidades, segundo relatório da HAYS.

O estudo ainda destaca alguns cargos em alta:


• Gerente de operação
• Gerente de melhoria contínua/ qualidade
• Gerente de saúde, segurança e meio ambiente
• Coordenador de engenharia de confiabilidade

Os cargos menos solicitados, ainda segundo a HAYS, são:


• Gerente de projetos industriais
• Gerente de pesquisa e desenvolvimento


Fonte de conteúdo: Exame

Fonte de imagem: Google