Uma equipe de investigadores da Universidade Técnica de Darmstadt (TU Darmstadt), na Alemanha, está a estudar alternativas mais sustentáveis ao uso do cimento Portland na construção civil. Os engenheiros alemães estão a avaliar, em particular, os geopolímeros, materiais minerais mais amigos do ambiente e também mais resistentes às ações químicas e a temperaturas elevadas.

Os Geopolimemeros são tipicamente compostos por um sólido reativo, contendo óxido de silício e de alumínio e uma solução básica de ativação formada por hidróxidos alcalinos ou silicatos alcalinos. A mistura da componente sólida com a solução de ativação dá origem a um polímero anorgânico de elevada resistência.

Uma das grandes dificuldades da utilização de geopolímeros correntes, como substituto do cimento no fabrico do concreto, é a sua baixa trabalhabilidade quando integrados em argamassas.

Uma alternativa sustentável, que permite mitigar em parte a questão da trabalhabilidade é o uso de cinzas volantes.

Os geopolímeros possuem também uma elevada estabilidade quando expostos a temperaturas elevadas, por exemplo durante um incêndio e como não integram produtos hidratantes, podem ser utilizados na construção de estruturas localizadas em ambientes de grande agressividade química.

Por outro lado, o intervalo de tempo necessário ao desenvolvimento de resistência compressiva é muito similar ao dos concretos de elevado desempenho, o que torna os geopolímeros adequados aos processos construtivos tradicionais.

Uma das primeiras aplicações dos geopolímeros desenvolvidos pela TU Darmstadt foi na construção de elementos pré-fabricados, muito devido à facilidade com que é possível efetuar a desmoldagem. Os investigadores criaram condutas para sistemas de esgotos, fabricadas com geopolímeros, que possuem uma resistência melhorada a bioquímicos.


Fonte: TU Darmstadt | Imagens (adaptadas): via TU Darmstadt

Fonte: Engenharia Civil