A empresa americana de engenharia Arconic prevê, com base em tecnologias que já estão em desenvolvimento, que em 45 anos os novos prédios serão muito altos, feitos de material sustentável e fabricados em impressoras 3D, terão vidros retráteis que se transformam em varandas e serão capazes de retirar poluição da atmosfera.

Mesmo que a ideia pareça um pouco distante da nossa realidade, esse projeto já existe e recebe o nome de "The Jetsons", inspirado pela série de animação de mesmo nome, lançada em 1962, e que mostra como seria a vida da família Jetson cem anos no futuro.

O projeto planeja que a nova construção seja um arranha-céu de cinco quilômetros de altura, o que é mais de 5 vezes maior que o atual prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, que tem 828 metros de altura e 163 andares.

Entre as tecnologias em desenvolvimento que serão usadas para construir esse edifício gigante, segundo os desenvolvedores do projeto, está um material nomeado de EcoClean, que foi lançado em 2011 e corresponde a uma cobertura especial que faz com que as superfícies do prédio se limpem sozinhas e ainda purifiquem o ar ao seu redor, fornecendo uma série de vantagens, além da própria estética.

O EcoClean funciona a partir da mistura de componentes fornecidos pela luz e vapor d’água, formando moléculas conhecidas como radicais livres, que são instáveis, apresentam um elétron e reagem facilmente, podendo oxidar. Tais componentes absorvem poluentes presentes na atmosfera e fazem a cobertura descascar, eliminando-os junto a sujeira e fuligem.

As janelas, que viram sacadas, serão motorizadas, em um design chamado de Bloomframe. De acordo com os desenvolvedores, essas estruturas se transformam em sacadas de vidro em menos de um minuto.

Algumas outras previsões tecnológicas feitas pela empresa incluem carros voadores, automóveis ultraleves e aeronaves inspiradas na aerodinâmica da natureza. E tudo isso construído com materiais fabricados em impressora 3D.


Fonte de conteúdo e imagem: Veja