A empresa Acciona, uma das principais do setor de construção em todo o mundo e líder global em promoção, desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável, desenvolveu um novo sistema para construção de túneis (tunelamento) guiados a laser, e esse sistema, que aumenta em mais de 60% a precisão de escavação, já está sendo utilizado em obra da empresa em Barcelona.

O novo sistema, desenvolvido e patenteado pela Acciona, foi apresentado pela empresa durante o evento "Semana de Engenharia" realizado em Madrid no fim de maio (2017).

No novo sistema a máquina escavadora é guiada pelo laser, o que a mantém em curso durante a escavação, e também possibilita a correção de seu curso, se necessário, conforme o tipo de material onde o túnel é escavado. Assim, representa uma solução tecnológica que reduz significativamente os custos excedentes gerados por erros de curso numa escavação de túnel.

Além disso, uma das vantagens da nova tecnologia é sua facilidade de uso, já que possui um peso de 75kg, que é relativamente leve, e dimensões reduzidas (100x45x55cm). O sistema pode ser operado por funcionários da obra e não exige formação técnica adicional.
"Uma vez que a localização da escavação é escolhida, um computador determina as dimensões que o túnel deve ter, e o laser da máquina é projetado.

Após um período de testes em obras como o trabalho desenvolvido pela Acciona no metrô do Chile, o sistema está totalmente operacional e em uso na obra da rodovia B40, em Barcelona, de responsabilidade da Acciona. "


Fonte de conteúdo: Brasil Engenharia

Fonte de imagem: Google