Novas técnicas, tecnologias e invenções estão surgindo e transformando significativamente o cenário da construção civil, ajudando a melhorar a qualidade das obras e reduzindo tempo e custos, em alguns casos.

Confira 7 tecnologias que estão entre as responsáveis por uma verdadeira mudança na construção civil:


- Impressão 3D:
Vários países desenvolvidos como a China e Estados Unidos já fazem o uso da impressora 3D em grande escala, e essa tendência está se tornando cada vez mais forte no mundo. No Brasil, algumas empresas de construção civil já atuam com essa tecnologia.
A impressão 3D é capaz de "eliminar o desperdício de materiais nos canteiros de obra, aumentar a segurança do trabalhador e diminuir o tempo de construção. Além disso, o custo da obra chega a ser dez vezes menor".

- Sensores vestíveis:
Essa tecnologia extremamente recente já está rendendo inovação na construção civil. Nos Estados Unidos, as companhias colocam sensores inteligentes nas roupas dos trabalhadores e assim melhorar a segurança no trabalho. "Nos capacetes, por exemplo, os sensores avisam se houve algum impacto. Já relógios de pulso monitoram a temperatura corporal e evitam exaustão térmica. Pelos arreios, é feito o controle do número de pessoas numa estrutura para que seja emitido um alerta em caso de queda súbita".

- Contrapiso autonivelante:
No Brasil, o contrapiso autonivelante ainda é uma tecnologia recente, ainda que ela venha sido estudada desde 2008 no mundo. Esse material possui fluidez elevada quando comparado às argamassas convencionais e seu uso pode acelerar em cerca de 50% a execução do piso por pavimento, além de minimizar o estoque de agregados no canteiro, tornando-o mais funcional.

- Concreto translúcido:
O material foi criado em 2011, a partir da invenção do arquiteto Àron Lesonczi. O concreto translúcido é composto por 5% de fibras ópticas, o que permite a passagem de luz do ambiente externo de modo suave, deixando à mostra a silhueta de uma pessoa ou objeto e possibilitando a redução da utilização de luz artificial, ou seja, do consumo de energia.
"Além disso, maleabilidade, a impermeabilidade e resistência são características do material, assim como a promessa de que as chances de rachaduras e infiltrações sejam menores que no concreto tradicional. O concreto translúcido chega a ser 10 vezes mais resistente que o concreto tradicional, suportando cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado, segundo a fabricante LiTraCon".

- Concreto que brilha no escuro:
O professor José Carlos Rubio, da Universidade de Michoacana, no México, foi o responsável pela invenção de um tipo de concreto capaz de brilhar nas mais diferentes cores durante a noite. O material utiliza cimento comum como base, mas possui uma consistência mais próxima à de um gel, embora ainda sólido.
"A diferença está na maneira como o pó de concreto é misturado com a água: uma fórmula secreta desenvolvida por Rubio incentiva a formação de cristais na massa – algo que normalmente é evitado na fabricação do concreto. Esses cristais, por sua vez, são essenciais para gerar o efeito de brilho no cimento, uma vez que eles absorvem a luz do sol durante o dia. Assim, com o cair da noite, eles passam a emitir a energia acumulada na forma de luz, de maneira semelhante à que ocorre com os famosos materiais fluorescentes, como foi feito em uma ciclovia na Holanda, na qual foram usadas milhares de pedras luminescentes que são recarregadas com energia solar e brilham no escuro".

- Building Information Modeling (BIM)
O Building Information Modeling (Modelagem da Informação da construção) se trata de uma plataforma inovadora da informação aplicada à construção civil. O BIM é um conjunto de tecnologias, informações e processos combinados em plataformas digitais que auxiliam na projeção e gerenciamento de uma edificação em todas as suas etapas.
"Essa tecnologia pode ser aplicada a todo o ciclo de um empreendimento ou em apenas uma das fases: na concepção e conceituação do projeto; desenvolvimento e construção; após a obra pronta, entregue e ocupada para utilização; na gestão do empreendimento; ou, ainda, na manutenção, trazendo mais facilidade e tranquilidade aos proprietários".

- Tinta que absorve energia solar:
"A Universidade de Alberta, no Canadá, está trabalhando em uma espécie de tinta que consegue absorver energia solar da mesma forma que painéis solares. Essa tinta conta com células compostas por micropartículas de zinco e fósforo. O objetivo da pesquisa agora é tornar a tinta eficiente o suficiente para fornecer eletricidade para uma casa estando cobrindo apenas toda a superfície de um telhado".

Fonte de Conteúdo: Mapa da Obra

Fonte de imagem: Google