O programa 5S é uma ferramenta utilizada para organizar o ambiente onde ele é implantado, baseado-se sempre na ideia dos 5 sensos:

1) SEIRI – Senso de Organização;
2) SEITON –Senso de Utilidade;
3) SEISOU – Senso de Limpeza;
4) SIKETSU – Senso de Saúde / Segurança;
5) SHITSUKE –Senso de Autodisciplina.

O 5S foi introduzido no Japão por Kaoru Ishikawa na década de 50, destinado a combater a desorganização nas entidades japonesas. Posteriormente, sua prática se estendeu a empresas privadas, considerando a possibilidade de melhorias no ambiente de trabalho. Com o passar do tempo, o Programa 5S tornou-se uma base para iniciação dos processos de gestão da qualidade, objetivando a educação, o treinamento e a qualidade, através de constante aperfeiçoamento dos detalhes que compõem a rotina diária de trabalho.

A facilidade proposta pelo programa na sua implantação faz com que ele seja uma ferramenta muito difundida em escritórios, fábricas, estabelecimentos comerciais, locais públicos, e, também, em canteiro de obras, onde o programa se propõe, com a ajuda dos 5 sensos, a deixar o ambiente livre de materiais desnecessários, organizado, limpo e seguro.

De uma forma breve, seguem algumas vantagens que podem ser obtidas com a implementação do método:

1) Cumprimento de procedimentos / padrões e aumento da qualidade do produto final;
2) Redução de desperdícios e aumento da produtividade;
3) Prevenir acidentes do trabalho;
4) Melhorar o ambiente de trabalho e motivar os colaboradores.

Para facilitar o entendimento da metodologia de implantação, podemos buscar alguns estudos de caso já publicados. Clique aqui, para acessar um modelo apresentado por um aluno da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, e continuar sua leitura sobre este assunto.

Fonte: Implantação do Programa 5S em Canteiro de Obra - Fernanda Cordeiro, UFSC