Algumas citações são atemporais, fazendo sentido mesmo depois de anos e anos. Muitas delas falam por nós, e dizem respeito a diversos temas, e mesmo a profissão do engenheiro não é uma exceção.
Veja 10 citações que podem fazer muito sentido para você, engenheiro (a), e que podem até ser comuns na profissão. A maioria das frases possuem a fonte original, mas como muitas vezes são atribuídas várias fontes a elas, podem existir discussões e variantes sobre a autoria de algumas.

1- "Em seu coração, a engenharia é sobre usar a ciência para encontrar soluções criativas e práticas. É uma profissão nobre". (Rainha Elizabeth II)

Os engenheiros encontram soluções práticas para problemas complexos. Esse é o coração da engenharia, independentemente da área a qual o engenheiro(a) pertence, concordam? Mesmo a realeza reconheceu a importância e as contribuições dos engenheiros, como mostra esta citação inicial.

2- "A ciência é sobre saber, a engenharia é sobre fazer". (Henry Petroski)

Henry Petroski é professor de engenharia civil na Duke University e reconhecido especialista em análise de falhas. É também autor de livros como "To Engineer is Human: The Role of Failure in Successful Design" (Ser engenheiro é Humano: O Papel da falha em um projeto bem sucedido) e "The Essential Engineer: Why Science Alone Will Not Solve Our Global Problems" (O Engenheiro Essencial: por que a ciência sozinha não resolverá nossos problemas globais). Petroski muitas vezes escreve sobre a diferença entre engenharia e ciência.
Suas explorações dos processos necessários para a fabricação de objetos simples, como clipes de papel e lápis, são informativas para os engenheiros e para o público. Com esta citação, ele aponta para a principal diferença entre ciência e engenharia: a ciência busca o conhecimento, a engenharia usa o conhecimento para fazer as coisas acontecerem.

3- "Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona". (Steve Jobs)

Steve Jobs é mais conhecido como um dos fundadores da Apple, bem como da Pixar e NeXT. Mais do que tudo, ele enfatizou e empurrou o conceito de que o design funcional não é suficiente - os produtos devem ser projetados para ser esteticamente agradáveis, bem como facilmente utilizáveis para satisfazer os clientes. A Apple é conhecida por sua atenção aos detalhes em todos os níveis, mesmo aqueles que o cliente nunca experimenta. Esta citação de Jobs captura esse ideal.


4- "Não podemos resolver nossos problemas com o mesmo pensamento que tínhamos quando os criamos". (Albert Einstein)

O processo de conceber uma ideia nova e inovadora é muito diferente de transformar essa ideia em um produto viável e utilizável. Poucos indivíduos se movem livremente entre esses dois reinos. O estereótipo do fundador iniciante que tem habilidades de gerenciamento limitadas, mas se recusa a renunciar o controle à medida que a empresa cresce é, infelizmente, bem fundamentado.
Essa citação nos lembra de nos mantermos cientes dessas diferenças, e de nos concentrarmos no que podemos fazer de melhor com nossas habilidades, mas sem sermos limitados, mantendo a mente aberta para novas soluções sempre que estivermos diante de um problema.

5- "Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis".

George Box era um estatístico britânico conhecido por seu trabalho em controle de qualidade e design experimental. Esta frase é realmente mais uma paráfrase. O artigo de 1976 de Box, publicado no Journal of American Statistical Association apresenta a citação de forma completa:

"Como todos os modelos estão errados, o cientista não pode obter um "correto" por elaboração excessiva. Pelo contrário, seguindo William de Occam, ele deveria buscar uma descrição econômica dos fenômenos naturais. Assim como a capacidade de conceber modelos simples, mas evocadores, é a assinatura do grande cientista, de modo que a sobre-elaboração e a superparametria são frequentemente a marca da mediocridade".

Esta citação mostra a ideia de que um modelo simplificado de um processo ou componente pode fornecer informações úteis, mesmo que não seja uma representação perfeita. Como engenheiros, buscamos olhar para além do "problema" e um modelo pode nos ajudar a fazer isso.



6- ""Atire no engenheiro e envie o produto". (Anon)

Durante o desenvolvimento de um produto, uma hora chegará o dia em que ele terá que entrar no mercado e atingir vendas. Como engenheiros, muitas vezes queremos fazer mais uma melhoria, mais um ajuste para tornar o produto O melhor SEMPRE. Se dependesse apenas de nós, algumas vezes poderíamos continuar a tentar melhorar tanto o produto que ele, por fim, estará realmente pronto. Esta citação lembra-nos que a perfeição não existe, mesmo que a gente tente atingi-la e fazer o melhor sempre, e que temos que tornar o produto, acima de tudo útil, mas também é preciso enfrentar o mercado para torná-lo viável.

7- "O ótimo é inimigo do bom". (Voltaire)

Semelhante ao tema da citação anterior, esse pensamento sugere fazer o suficiente para tornar um produto ou design bom, mas não "gastar demais" para torná-lo melhor do que o necessário.


8- "Os outros sonham com coisas que foram, e se perguntam "Por quê? ". Eu sonho com coisas que nunca foram, e me pergunto "Por que não? ". (Cardeal Sain-Saens)

A frase nos incentiva a ser criativo, inovador, a tentar enxergar além do óbvio.

9- "Seu equipamento de teste está mentindo para você e é seu trabalho descobrir como". (Charles Rush)

Rush é um professor de engenharia, e essa frase é muito usada por ele em seus laboratórios: "Observe os resultados do equipamento de teste, então pense sobre o que estava dizendo e avalie se e como essa informação foi distorcida. Seja um pouco céptico, pergunte o que observa e procure a verdade no que observa" .


10- "Mantenha simples, idiota". (Kelly Johnson)

Aparentemente citada por Kelly Johnson no início da década de 1960. Johnson foi engenheiro principal no Lockheed Skunk Works, desafiando sua equipe a desenvolver produtos que poderiam ser consertados com ferramentas e equipamentos básicos, para que eles pudessem ser reparados por um mecânico comum em condições de combate. É um bom lembrete para todos nós para mantermos nossos projetos simples e úteis.


Fonte de conteúdo: Engineering
Fonte de imagem: Google