A Holanda está fazendo história por lançar oficialmente a primeira ponte impressa em 3D do mundo. A autoridades holandesas comemoraram a abertura da ponte inovadora, com 8 metros de extensão e localizado perto da cidade de Gemert.


Graças às técnicas reforçadas, pré-tensionadas de concreto e impressão em 3D, a ponte (que é principalmente destinada a ciclistas) pode suportar com segurança o peso de 40 caminhões. No total, a estrutura levou apenas três meses para ser construída.


Theo Salet, da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, disse: "A ponte não é muito grande, mas foi feita por uma impressora, o que a torna única". Usando técnicas de impressão em 3D, é usado menos concreto do que seria necessário para preencher um Molde convencional. Diz o site oficial, "uma impressora deposita o concreto apenas onde é necessário".


Este projeto também trouxe benefícios ecológicos da impressão em 3D. "Foram necessários poucos recursos escassos, e houve muito menos desperdício", disse Schimmel. A Holanda é um país que experimenta a infra-estrutura impressa em 3D. Os Estados Unidos e a China, por exemplo, estão usando a tecnologia de ponta para criar estruturas a partir do zero sem depender da mão de obra tradicional.


Está surgindo produtos iguais, uma start-up chamada MX3D começou a imprimir uma ponte de aço inoxidável. Contudo, hoje ainda um terço já está concluído, e eles pretendem completá-la até março de 2018. O tempo irá revelar o que outras estruturas fascinantes e amigáveis com o meio ambiente serão construídas usando a impressão em 3D.



FONTE IMAGEM: engenhariae


FONTE: engenhariae