O Brasil é o 10º colocado no ranking de desperdício de alimentos. Segundo o engenheiro agrônomo e florestal, Valter Casarin, coordenador cientifico da Iniciativa Nutrientes para a vida (NPV) de São Paulo, um dos principais fatores é a má qualidade dos produtos. Para ele, a falta de nutrientes no alimento faz com que o produto a ser consumido tenha um prazo menor de duração. Sendo assim, o alimento tem um formato mais amarelado, que vai modificando o aspecto do produto, normalmente a tendência é ir para o lixo. Outro fator apontado pelo agrônomo é relacionado ao preço. "Os produtos são muito baratos, faz com que as pessoas não tenham consciência de querer comprar apenas aquilo que vão consumir, e isso causa um certo desperdício", diz.


Em consequência do desperdício, o âmbito econômico e ambiental é prejudicado. O fator econômico é o dinheiro investido, gasto em sementes, fertilizantes e combustíveis. Já no meio ambiente, se não forem descartados de forma correta, pode ter grande contaminação, e isso não é positivo, quanto mais alimentos a serem jogados fora, menos espaço tem. E isso gera doenças para esse local, resultando na contaminação do meio ambiente.

As diferenças entre o desperdício de alimento composto pelo processo de distribuição e consumo, e no processo de pós colheita e armazenamento é o desperdício menor na distribuição e consumo, pois o consumidor leva em consideração produtos com um melhor aspecto nutricional. O desperdício maior é por parte do consumo de armazenamento e colheita. Pois a falta de nutrientes no solo prejudica bastante na formação dos alimentos.


De acordo com dados estatísticos da Agência das Nações Unidas (FAO), cerca de 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorre na fase inicial da produção, o qual é composta pela manipulação pós colheita e pela armazenagem. Outros 46% de desperdício é nas etapas de processamento, distribuição e consumo.


Segundo Casarin, nos países desenvolvidos são produtos importados, e por ser um preço um pouco mais elevado, as pessoas tem melhor consciência na hora da compra. Ao contrário dos países subdesenvolvidos, em que os produtos são barateados, fazendo as pessoas consumiram mais, e pelo prazo de validade que esses alimentos possui, a rapidez da perda é maior, por não consumir tudo dentro do período de mantimento.


Para evitar tamanho desperdício é preciso produzir alimentos balanceados, fornecer os nutrientes que a planta necessita, prolongando o tempo de vida. " O adubo fornece os nutrientes que estão faltando ou não possui o suficiente, ou seja, o adubo irá complementar as necessidades nutricionais de uma planta em um solo com baixas quantidades de nutrientes. É através da análise de solo que iremos saber quais nutrientes e as quantidades a serem aplicadas para proporcionar o correto equilíbrio nutricional da planta. Ele é a vitamina da planta, faz com que produza bem e de forma balanceada", afirma o engenheiro.



Autor: Raquel Lima

Fonte de imagem: Google