Não é segredo para ninguém o quanto a Engenharia é importante para fortalecer a economia de um país. Hoje o Brasil tenta se reerguer de um momento catastrófico em que devido a uma crise política e a grandes escândalos de corrupção, a população é quem paga um preço alto pelo enfraquecimento da economia que leva ao alto índice de desemprego.


Devido ao grande déficit educacional desde o ensino fundamental, a área de ciências exatas é a que mais sofre, porque o estudante entra na graduação com uma base mínima de matemática, o que dificulta que o aluno tenha um aprendizado de qualidade durante o curso. Isso leva o Brasil a formar profissionais que não conseguem atender as exigências do mercado de trabalho, levando os Engenheiros a continuar em busca de maior capacitação profissional ou entrar para a estatística do desemprego mesmo com seu diploma de graduação em mãos.

A Engenharia Civil é uma das profissões mais procuradas no Brasil devido a sua remuneração, e mesmo em tempos de economia incerta, as vagas de emprego para Engenheiros continuam sendo ofertadas por conta da pluralidade de segmentos de atuação. Porém, deve-se ter em mente que o mercado de trabalho hoje não busca apenas profissionais, mas busca aquele indivíduo que possui um diferencial que o destaca dentre os outros, sendo por meio de seu conhecimento específico ou conhecimento de pratica e experiência.

A construção civil é um dos principais eixos da economia, pois a mesma pode gerar empregos em diversos setores. Tudo se inicia com um projeto, o projeto vai para o Engenheiro, o empreendimento passa por um financiamento, as lojas de construções fazem mais pedidos aos fornecedores, os fabricantes aumentam a produção e contratam mais operários, a construtora contrata a mão de obra (pedreiro, pintor, eletricista e o mestre de obras), supermercados e restaurantes vizinhos contratam mais funcionários e aumentam seus estoques para abastecer os trabalhadores. Mediante a carteira assinada matriculam seus filhos em cursos, que posteriormente fazem estágios. Após o processo de construção, a venda dos apartamentos do empreendimento paga seu financiamento (caso tudo ocorra conforme planejado).


Todavia, a construção civil precisa de investimento governamental para que possa atingir seus objetivos de aumentar a demanda por produção e assim desempenhar o seu papel grandioso na economia do País. Segundo o presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, outro ponto fundamental para justificar o incentivo do governo na construção civil, é o da demanda habitacional, porquê hoje o brasil precisa construir mais de 14 milhões de novas casas para suprir o déficit de moradia. "Esse outro lado da demanda também é muito forte, e é preciso que os níveis de confiança da população voltem a crescer", afirma.

Em síntese, a construção civil é considerada um termômetro para a economia brasileira, pois é o segundo maior eixo econômico, estacionando atrás apenas da agroindústria. Como um dos motores importantíssimos da economia, tem mostrado influencia em diversos setores de geração de emprego e renda.


Assim, uma das formas de enfrentar a crise econômica é analisar a crise de 1929 dos EUA e os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), e investir na construção civil para que ela cumpra todo o seu papel na economia. Para o profissional de Engenharia, o momento é de investir em sua carreira profissional se capacitando e se qualificando para o mercado de trabalho com conhecimentos específicos em busca de novas experiências.


Autor:
Laércio Neto
Engenheiro Civil

Fonte de imagem: Google