O que a despoluição de um rio tem a ver com a água que você utiliza em casa, para lavar a louça ou tomar banho? O percurso entre um e outro é bem próximo. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), hoje há mais de 110 mil quilômetros de trechos de rios com a qualidade comprometida no Brasil. Destes, em 83,5 mil a captação para abastecimento não é permitida. E a falta de saneamento básico é apontada como a principal causa dessa poluição.


Conhecida como "poluição orgânica" (não contam defensivos agrícolas ou metais pesados, por exemplo), é resultado das atividades de rotina: a água que você usa e escorre pelo ralo tem de ir para algum lugar. Em locais onde não há coleta e tratamento adequados, o esgoto que sai das residências vai para rios, córregos ou mananciais próximos da maneira como é produzido nas casas.


No Brasil, 45% da população não possui tratamento e coleta de esgotos. Os outros 55% são divididos entre 43% que têm e 12% que utilizam soluções individuais, como fossas sépticas, consideradas adequadas pela ANA. O problema está na remoção das matérias orgânicas. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece que o tratamento deve remover pelo menos 60% da matéria orgânica despejada nos esgotos. Segundo a ANA, só 769 dos mais de 5 mil municípios brasileiros cumprem a norma.


"A maior parte das cidades do Brasil não tem nenhum tratamento de esgoto. São descartados nos arroios mais próximos, às vezes em canais abertos. É uma situação de saúde pública", observa o professor de Engenharia de Tratamento de Água e Esgotos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Antônio Benetti.


Para José Carlos Mierzwa, coordenador de projetos do curso de Engenharia Hidráulica e Ambiental da USP, mesmo em regiões onde a taxa de tratamento é considerada elevada, a quantidade restante de resíduos não tratados ainda é volumosa.


"Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, temos cinco grandes estações de tratamento, que juntas somam 18 metros cúbicos por segundo de esgoto tratado. Só que a região produz 44 metros cúbicos por segundo. Essa diferença que não é tratada vai para o rio do jeito como saiu das casas", observa.


É possível recuperar um rio?
Para Mierzwa, ampliar a rede de saneamento básico deve ser uma prioridade. "Algumas pessoas defendem tratar o rio, mas é muito caro. O correto é tratar os esgotos de forma adequada. Se você para de jogar sujeira, o rio se recupera", opina. Implantar mais estações de tratamento ou modernizar as estações atuais para aumentar a capacidade de volume de água tratada são algumas das alternativas.[p]

[p]Além disso, a recuperação de áreas verdes nas cidades ajuda a equilibrar o ciclo hidrológico. "Elas agem como um filtro, devolvendo a água da chuva para águas subterrâneas, que afloram na forma de uma nascente. Isso precisa ser agregado à coleta de esgoto eficaz", lembra Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, ONG que monitora a qualidade de 240 pontos em 184 corpos d’água (que podem ser rios, córregos ou mananciais) em 11 estados brasileiros.


O último relatório elaborado pela organização apontou que, dos pontos avaliados, a maioria (70%) tem qualidade regular. Isto é: o rio está numa condição limite para uso e é possível utilizar a água com tratamento mais eficiente, mas não é permitido irrigar alimentos, nadar ou pescar. Outros 27,5% apresentam qualidade ruim ou péssima e apenas 2,5% são considerados de boa qualidade.


Cidades que recuperaram seus rios veem renascer atividades econômicas e de lazer. Um dos exemplos mais simbólicos é o Rio Tâmisa, em Londres. Declarado biologicamente morto ainda na década de 1950, foi recuperado ao longo dos últimos 50 anos. Hoje, já tem mais de 125 espécies de peixes e aves nativas voltaram a sobrevoar a região.


"Você devolve para a cidade um grande bem-estar. Em vez de o rio ser motivo de doenças ou de reclamação de mau cheiro e animais como mosquitos e ratazanas, você volta a ter valorização econômica", diz Malu.


No Brasil, um dos exemplos positivos é o do Rio Jundiaí, no estado de São Paulo. Conheça esse e outros projetos:

Rio Jundiaí e Rio Sorocaba
Com investimento em coleta e tratamento de esgotos e recuperação de matas ciliares, o Rio Jundiaí apresentou, pela primeira vez, qualidade de água boa, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, no ponto de coleta monitorado pela SOS Mata Atlântica. Já em 2016, ele pulou da Classe 4 (rios considerados biologicamente mortos, disponíveis apenas para navegação) para a Classe 3 (quando é permitida a utilização, com tratamento para o uso da água muito avançado).


"A gente acompanhou a evolução. É uma cidade superindustrializada que está com o rio limpo. O mesmo aconteceu com o rio Sorocaba. Era poluído até 2004, e agora tem qualidade da água aceitável. A partir disso, a cidade de Sorocaba foi toda reurbanizada com ciclovias, a paisagem urbana melhorou", lembra Malu.


Produção de Águas
Outro bom exemplo de cuidado com as nascentes é o Programa Produtor de Águas, da ANA. Os produtores são incentivados a investirem no cuidado do trato com as águas, e recebem apoio técnico e financeiro para adotarem práticas de preservação. Segundo a ANA, no Brasil, há cerca de 60 projetos envolvendo mais de 2 mil produtores, que garantem abastecimento para 35 milhões de pessoas. Em dez anos, foram investidos mais de R$ 270 milhões.


Rio Tietê
O projeto do Rio Tietê está em andamento desde 1992. Já foram investidos US$ 2,8 bilhões em coleta e tratamento de esgoto na Grande São Paulo desde aquele ano. Segundo a Sabesp, o volume de esgoto tratado saltou de 4 mil litros por segundo para os atuais 18,3 mil litros por segundo, o que equivale ao esgoto gerado por aproximadamente 10 milhões de pessoas.


Atualmente, a mancha de poluição é de 130 quilômetros de extensão, de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, a Cabreúva, no interior. Segundo a Sabesp, já houve redução de 75% na mancha, que no início do projeto era de 530 quilômetros. No entanto, em 2014, a mancha estava em 71 quilômetros. Para a Sabesp, que atua em 34 dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, "é essencial, porém, que o esgoto dos municípios não atendidos também passe por tratamento".


Baía de Guanabara
A recuperação da Baía de Guanabara é um dos grandes projetos de despoluição no país. Começou ainda na década de 1990 e está atualmente interrompido. Segundo dados da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), na Estação Alegria, uma das estações contempladas no projeto, a pré-operação do sistema de tratamento secundário já reduz em 98% as impurezas dos esgotos que chegam à baía.


A capacidade coletora foi ampliada para 2,5 mil litros de esgoto por segundo, o que permite o aumento da quantidade de esgoto tratado do município do Rio de 40% para 60%. No entanto, a baía segue poluída.


Segundo a ANA, entre as 35 regiões hidrográficas analisadas, o litoral do estado do Rio de Janeiro (onde está localizada a Baía de Guanabara) é o que tem o maior percentual de extensão de trechos de rios com a qualidade comprometida. A parcela orgânica remanescente dos esgotos na região é de quase 70% da carga gerada pela sua população.


"A cidade do Rio de Janeiro não tem tratamento de esgoto adequado. Todo esgoto que sai das residências vai para o mar ou galeria de esgoto que, às vezes, transborda e cai na lagoa. Então temos ambientes aquáticos poluídos com essa matéria orgânica", afirma o especialista em biologia marinha Bruno Meurer, coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula.


Fonte de texto: g1.globo.com

Fonte de imagem: g1.globo.com