Conhecer a estrutura de uma construção é fundamental, pois, é por meio do conhecimento que se pode explorar toda a obra e manter um resultado eficaz. Segundo o Engenheiro e palestrante de Construção Estrutural, Rangel Lage, o projeto estrutural tem como finalidade ajustar toda uma edificação, sendo o coração e o esqueleto de uma obra. Entretanto, o projeto é um complemento de um plano arquitetônico, tendo ele a liberação do espaço, e o estrutural a responsabilidade de garantir segurança e estabilidade de uma edificação. Confere a entrevista com o profissional a seguir;

Minuto Engenharia: O que pode ser considerado um projeto estrutural?

Rangel Lage: Há diversos tipos diferentes de estrutura, mas o mais comum no Brasil são estruturas em concreto armado, visto que, o projeto estrutural dimensiona os pilares, vigas, lajes e fundações, determinando não só as dimensões destas peças, como que armadura e resistência do concreto deverá ser utilizado, além do quantitativo destes materiais.

Minuto Engenharia: Como é realizado o trabalho deste projeto?

Rangel Lage: Para realizar um projeto estrutural, são necessárias informações importantes como; projeto arquitetônico; sondagem do terreno; projeto de terraplanagem com a topografia do terreno e claro, uma visita ao local da obra, projeto de instalações elétricas e hidráulicas, entre outros. Primeira etapa do processo é fazer a concepção estrutural, definindo que tipo de sistema será utilizado; concreto armado, alvenaria estrutural, estrutura metálica, pré-fabricado, parede de concreto, entre outros. Após esta definição é feito o pré-dimensionamento da estrutura, definindo tamanhos prévios dos elementos estruturais, vigas, lajes e pilares. Fazemos então o dimensionamento destes elementos, para confirmar ou corrigir o pré-dimensionamento, e especificando os detalhes das armaduras das peças em desenho 2D ou 3D, com os quantitativos. Por último, é feito uma emissão das plantas, com as formas, cortes, detalhes, quantitativos e memorial descritivo da estrutura.

Minuto Engenharia: Quais profissionais estão aptos e como o profissional deve prosseguir neste campo?

Rangel: Engenheiros civis são os profissionais com formação mais completa para este tipo de trabalho. É altamente recomendado que o profissional que queira prosseguir na carreira faça uma pós-graduação sobre o tema de especialização em Projetos Estruturais.

Minuto Engenharia: Qual a importância deste projeto estrutural em construções?

Rangel Lage: O projeto estrutural tem a função primordial de garantir a segurança, economia, estabilidade e durabilidade das edificações, além de fornecer o quantitativo e especificações dos materiais.

Minuto Engenharia: Quais são os conhecimentos técnicos que o profissional precisa adquirir?

Rangel Lage: O profissional precisa ter conhecimento de teoria das estruturas, estática e dinâmica, compreendendo a importância e função dos elementos, como concreto, aço, bloco e outros, além disso, buscar saber as ações que solicitam a estrutura, como por exemplo, vento, cargas permanentes e acidentais, clima, e um bom conhecimento prático de como as obras são executadas.

Minuto Engenharia: Quais as vantagens que o projeto oferece?

Rangel Lage: O projeto estrutural oferece; segurança, economia, racionalização nas construções; melhor controle de obra, sendo física e financeira.

Minuto Engenharia: Em sua visão, como profissional da área, quais os empecilhos que interferem nestes projetos, e o que deve ser melhorado para o desenvolvimento e aprimoramento do mesmo?

Rangel Lage: A falta de visão prática de obra atrapalha bastante, pois, o melhor projeto é aquele em que a obra consegue ler e executar com facilidade. Assim como a falta de visão holística do profissional que o desenvolve. Engenheiros que conhecem bem os sistemas estruturais e como eles funcionam, geram projetos mais adequados. Não existe um melhor sistema estrutural, por exemplo, cada projeto exige um tipo de solução específico e adequado para o cliente.

Minuto Engenharia: Qual é o diferencial deste projeto para os demais?

Rangel Lage: O projeto estrutural é complementar aos demais, arquitetura e instalações por exemplo, como já mencionado, ele é o "Esqueleto" e "coração" da obra. Evita erros durante o processo, aumentando a vida útil da edificação, assim como o desempenho em uso.

Por Raquel Lima