A pesquisa vem sendo realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), o método usa o bambu como matéria prima para substituir os fios elétricos. Como forma de desenvolvimento sustentável a técnica pode ser usada tanto para construção civil como para dispositivos eletrônicos. O procedimento foi batizado de "bambutrônica".


O fato de escolherem o bambu para substituir os fios elétricos se dá por uma série de condições. A estrutura da planta possui de 30 a 40 microcanais alinhados, nos quais, passam água e seus nutrientes próprios, os poros são bem finos comparados com a espessura de um fio de cabelo. Além disso, o bambu tem crescimento rápido e algumas espécies chegam a ter um metro a mais por dia.


Durante a pesquisa o bambu passa a ser revestido com tinta metálica a base de prata. Com isso, é feito a sucção a vácuo e a tinta preenche todo o comprimento dos poros e deixa o material pronto para conduzir eletricidade. Os próximos testes com o material da planta será testar a tecnologia na transmissão de dados, informou o pesquisador Mathias Strauss.


Aprofunde seus estudos de engenharia e comece sua especialização em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras na Incursos.

Fonte: G1