Após Organização Mundial da Saúde declarar que o surto de coronavírus é uma epidemia e logo após afirmar que se tornou uma pandemia surge a preocupação ainda maior na população. O que se sabe é que o número de mortos e infectados pela doença cresce a cada dia e já contabiliza 100 mil infectados e 4 mil mortos. Mas, afinal qual a diferença entre epidemia e pandemia?


Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, afirma que a palavra pandemia não deve ser usada de forma leve ou descuidada, pois, pode provocar mesmo de maneira irracional ou aceitação sem justificativa de que a luta para combater o coronavírus acabou, acarretando assim sofrimento e morte desnecessários.


Dessa forma, a especialista acadêmica em doenças infecciosas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Rosalind Eggo, explicou à BBC, primeiramente, o seguinte: "uma epidemia é ‘um aumento nos casos, seguido por um pico e depois uma diminuição’. É o que acontece nos países onde as epidemias de gripe são registradas todos os anos: no outono e no inverno os casos aumentam, o máximo de infecções é atingido e depois diminui".

Já no caso de pandemia Eggo esclarece que na realidade se trata de uma epidemia que acontece aproximadamente ao mesmo tempo ao redor do mundo. A especialista ainda esclarece que a gripe que começou no México em 2009, por exemplo, foi um caso de pandemia.


O mundo está preparado para a pandemia?


Rosalind Eggo ressalta que a grande mobilidade das pessoas e a quantidade de viagens feitas no mundo são os principais motivos, pelo qual, uma pandemia pode ser desencadeada. Segundo ela a população vai continuar fazendo viagens e se o coronavírus sobreviver nos locais onde as pessoas chegaram acontecerá uma pandemia. Porém, a pandemia realmente se instalou e até o momento o mundo continua com essa denominação diante do surto do coronavírus.


A especialista destaca o papel vital das vacinas na prevenção de doenças. Ela explica que as vacinas são importantes porque dão a possibilidade para que nossos corpos vejam como é um vírus ou bactéria antes mesmo que as pessoas percebam. "Se encontrarmos esse vírus ou essa bactéria, nosso corpo poderá responder rápida e solidamente", diz ela. No entanto, ainda não há vacina própria para combater o covid-19.


Questionada se estamos preparados para a uma nova pandemia, a especialista responde: "O mundo está mais preparado do que nunca. E cientistas, países, agências de saúde pública, como a OMS, trabalham em estreita colaboração para garantir que estejamos os mais preparados possível", conclui Eggo

Se você gosta de estar informado sobre notícias como esta e atua na área da saúde aprimore seus estudos e comece agora sua pós graduação na Monte Pascoal. São diversos cursos para você ampliar seu conhecimento e se destacar no mercado de trabalho.



Fonte: UOL

Imagem: Geralt via Pixabay