A evolução tecnológica tem transformado o campo da engenharia civil e para acompanhar esse avanço a Knauf do Brasil, multinacional alemã referência em construção a seco lança sua biblioteca de objetos BIM (Building Information Modelling) para sistemas em Drywall Knauf. O uso da metodologia BIM no mercado da construção civil brasileira vem se expandindo há alguns anos, porém ganhou mais força recentemente com através do Decreto do governo federal, nº 9.983, da Estratégia Nacional para a Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR).

Entretanto, surge a dúvida sobre o que é o BIM? A tradução da sigla significa Modelagem de Informação de Construção e é uma representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que contém todas as informações do ciclo de vida da obra disponíveis em projeto, passando por todas as etapas, como projeto arquitetônico, estrutura, instalações hidráulicas e elétricas, análises, entre outras, formando uma base confiável para decisões durante todo o ciclo, desde a primeira concepção até a demolição.

Para facilitar o trabalho dos profissionais da área na aplicação do método BIM, a Knauf do Brasil está disponibilizando na sua biblioteca BIM as famílias de paredes simples (com uma chapa de Drywall de cada lado) e duplas (com duas chapas de Drywall em cada lado). Entre as informações disponíveis estão a tabela de consumo, que oferece os índices, por metro quadrado, de materiais (chapa, guia, montante, massa, parafuso, lã e fita isolante) e a tabela de desempenho, com altura máxima, peso e informações sobre isolamento acústico e resistência ao fogo.

"As famílias em Revit dos sistemas Drywall encontram-se com todos os seus parâmetros especificados, o que ajudará a identificar e compatibilizar as informações de forma mais rápida e precisa. Através de seus componentes, consegue-se extrair as informações desde desempenho acústico, fogo até o seu peso, o que já torna possível calcular uma estrutura mais leve para o projeto de forma mais detalhada", explica Mariana Chagas, analista de projetos da Knauf do Brasil.

Arquitetos, engenheiros, construtoras e designers de interiores que utilizam as vantagens do uso da tecnologia BIM contam com a vantagem da otimização de prazos, maior precisão de planejamento e controle de obras, redução de erros de compatibilidade, aumento de produtividade, economia dos recursos utilizados nas obras, maior confiabilidade dos projetos, diminuição de custos e riscos, entre outros.

Se você já atua na área de construção e deseja aprimorar seus conhecimentos e estar alinhado com as inovações que surgem no ambiente profissional comece sua especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente BIM na Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Brasil Engenharia

Imagem: Freepik