A quantidade de material adquirido para usar em obras em muitos casos é desperdiçado devido ao excesso de compra, ou então, a compra é insuficiente para finalizar a construção. No entanto, é possível saber a quantidade de concreto que vai ser utilizada antes mesmo de executar uma obra.


Para que o cálculo seja feito de forma correta é importante se atentar aos detalhes, já que os volumes planos e cilíndricos têm formas diferentes de serem calculados. Dessa forma, é preciso aprender fazer as contas do volume de concreto para cada tipo e, também, a forma correta de fazer o cálculo para uma laje maciça.


Quantidade de concreto para volumes planos e cilíndricos


Para que o cálculo do concreto seja feito de forma correta é necessário fazer as contas do volume que será usado em cada fase da obra. O volume é calculado em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes.

Para elaborar o cálculo a formula usada é: V = L x C x H, em que, V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura. Porém, é preciso se atentar a algumas diferenças na hora de fazer essa conta para volumes planos ou cilíndricos.

Volumes planos


Em relação ao cálculo de volumes planos em m³, se usa a largura multiplicada pelo comprimento e altura. Por exemplo: se a laje a ser construída tiver 15m de largura, 10m de comprimento e 10cm de altura, a conta fica da seguinte forma:

V = 15,00 x 10,00 x 0,10 = 15m³

Volumes cilíndricos


Para o cálculo de volumes cilíndricos como estacas ou pilares cilíndricos, por exemplo, a fórmula para o cálculo de volume do concreto tem algumas alterações. Ela passa a ser V = Pi x R² x H, sendo V = volume, Pi = 3,1416, R² = raio ao quadrado e H = altura.

Se for para fazer as contas de uma estaca com 50cm de diâmetro e 10m de profundidade (que é a altura, nesse caso), fazemos o cálculo da seguinte forma: V = 3,1416 x 0,25 (x2) x 11.

É importante fazer esse cálculo com os números exatos, pois uma pequena alteração pode ter bastante influência na quantidade de cimento a ser utilizada.

Cálculo de concreto para uma laje


Para que a compreensão dos cálculos aprendidos seja maior será simulado o cálculo de volume de concreto de uma laje maciça que terá as vigas concretadas junto com as lajes. Neste exemplo, leve em consideração uma garagem simples, quadrada, com 5m em cada lado. Ela terá 12cm de espessura e quatro vigas de concreto com largura de 20cm e altura de 50cm.

1 – Calculando o volume de concreto para uma laje maciça

O primeiro passo é calcular o volume de concreto da laje. Para isso, você pode usar uma fórmula de volume para objetos prismáticos, que é V = A x E, sendo V = Volume, A = Área da laje e E = Espessura da laje em m³.

No exemplo citado, a área da laje é calculada 5,0 x 5,0, que resulta em 25m² e espessura de 0,12m. Para calcular o volume de concreto, multiplica-se 25,0 x 0,12, resultando em 3,0. Com isso, descobrimos que o volume necessário para concretar a laje será 3m³.

2 – Calculando o volume de concreto das vigas

Depois de saber o volume de concreto da laje, é necessário calcular o volume de concreto para as vigas. Para isso, é feito um processo bem parecido com o da laje, mas existe um fator que precisa ser levado em consideração: dos 50cm das vigas, 12 já foram considerados no volume de concreto da laje.

Então, para calcular a área da viga, deve ser feito 0,20 x (0,50 – 12) = 0,076 m². E, depois, para o volume de concreto e cada viga:

Volume = (área da seção das vigas) x (comprimento das vigas) m³

Volume = 0,076 x 20,0 = 1,52m³

3 – Soma do volume de concreto total

O terceiro passo a ser executado é somar os volumes calculados anteriormente usando a fórmula: Volume Total = volume de concreto da laje + volume de concreto das vigas. No caso do exemplo, ficará assim: Volume Total = 3,00 + 1,52 = 4,52m³

Feito isso, você saberá a quantidade de concreto necessária para a cobertura da garagem. Mas, antes de comprar o material, ainda tem mais um passo que deve ser feito.

4 – Considerando as perdas

Comprar somente a quantidade exata de concreto para laje, pode ser que falte material. Isso porque durante o processo de concretagem, há uma perda. No entanto, isso não é um problema, pelo contrário, é algo comum e que deve sempre ser considerado na hora de decidir a quantidade de material que irá comprar.

Normalmente, essa perda fica em torno de 5%, mas, caso haja condições que dificultem a concretagem, pode ser ainda maior. Então, o volume de concreto necessário será (Volume de Concreto) x (1,00 + Coeficiente de Perda).

No nosso exemplo, o Volume Final vai ficar o seguinte: (1,00 + 0,05) x 4,52 = 4,75m³.

Em estruturas menores, como o caso exemplificado da pequena garagem, as perdas representam uma parte pequena. Mas, em estruturas maiores, esse número é mais considerável e pode fazer muita diferença caso não seja levado em consideração.

Após aprender fazer o cálculo de volume de concreto, você não só economiza, mas também evita problemas no cronograma da construção.

Se você já atua na área da engenharia e gosta de estar atualizado e sempre aprendendo, prossiga seus estudos e comece sua pós-graduação em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras na Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento profissional e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Mundo Engenharia

Imagem: AnnaWaldl via Pixabay