Atualmente várias empresas vêm mudando seus hábitos e adquirindo cada vez mais formas sustentáveis para gerir recursos elétricos. Pensando em uma maneira de garantir energia limpa a empresa SINN Power está apresentando "a primeira plataforma híbrida oceânica flutuante do mundo". Se trata de uma boia de alta tecnologia que consegue produzir eletricidade através de três fontes de energias renováveis.

Por meio de ondas, vento e sol, a estrutura flutuante elaborada, que supostamente suporta ondas de até seis metros de altura, foi projetada para proporcionar às regiões costeiras acesso fácil a soluções de energia limpa.

Depois de anos de trabalho desenvolvendo uma plataforma robusta e testando a geração de energia usando ondas na costa de Creta, a equipe agora oferece aos fabricantes de energia fotovoltaica a oportunidade de testar seus painéis em uma plataforma flutuante em Iraklio, na Grécia.

Em um comunicado recente à imprensa o CEO, Philipp Sinn, disse que a plataforma flutuante consegue fornecer energia renovável a resorts insulares no Caribe e dessa forma contribuir para a implementação mundial de parques eólicos offshore. "A SINN Power é a primeira a oferecer uma solução de energia personalizável usando ondas, vento pequeno e energia fotovoltaica de acordo com as condições climáticas de qualquer local e a preços competitivos em comparação com outras tecnologias comprovadas" esclarece.

Entretanto, ondas, vento e sol podem ser forças poderosas e destrutivas e, até o momento, não está claro como essa plataforma suportaria tempestades tropicais, corrosão e ambientes oceânicos geralmente agressivos ao longo dos anos. Além disso, como a tecnologia é baseada em ondas, pode ser difícil encontrar o equilíbrio certo que pode fornecer bastante energia sem balançar a plataforma em pedaços ao longo do tempo.

Em relação ao valor pode ser que não seja tão barato como a empresa sugere. Apesar da energia solar e eólica ser competitiva em termos de custo, o setor de energia das ondas e das marés está parado há décadas por causa de obstáculos técnicos e financeiros.

Pode ser que a empresa SINN Power esteja se adiantando, especialmente quando se trata de posicionar essas plataformas em importantes ecossistemas costeiros, onde é preciso considerar a presença de espécies ou animais ameaçados de extinção que dependem da ecolocalização.

Pesquisas publicadas no ano passado alertaram que, se os dispositivos de energia renovável marinha, como conversores de energia das ondas e turbinas eólicas, forem instalados sem cuidado com as consequências ambientais, a vida marinha poderá ser gravemente danificada.


A plataforma flutuante all-in-one da SINN Power é uma idéia intrigante, mas até o momento ainda existem algumas questões que precisam ser analisadas antes da construção se tornar uma solução vantajosa para ilhas ou resorts.
Se você atua na área da engenharia e gosta de estar sempre atualizado, prossiga seus estudos e comece sua especialização na Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Engenharia É

Imagem: Pixabay