Todos nós sabemos que para construir uma moradia é necessário ter os materiais de construção, mas, quando se trata das casas cordwood e as de contêiner são usados produtos diferentes do convencional utilizado nas casas de alvenaria. No caso do cordwood, ou construção com lenha, é usado uma técnica que remonta os tempos antigos, enquanto o contêiner é empregado um formato mais atual podendo ser mais sofisticado.


Cordwood


Para a construção de cordwood, o material principal utilizado são os troncos de árvores, cortado em tamanhos que variam entre 20 e 50 centímetros, dependendo da largura da parede. A dimensão escolhida pode ser bastante econômica se forem utilizadas árvores provenientes de podas ou quedas.

No Brasil, por exemplo, é descartado muita madeira nos procedimentos da construção civil. Mas, para reutilizar madeiras de outras obras é importante observar se a madeira foi tratada e qual produto foi utilizado no tratamento. É preciso perceber se há infiltração de arsênico e cromo sobre as superfícies da madeira, pois, podem contaminar seres humanos e animais.


As madeiras mais adequadas para a construção cordwood são as arejadas e menos densas porque elas encolhem e expandem em proporções menores do que madeiras densas. Entretanto, independentemente da espécie arbórea, toda madeira deve ser descascada antes do início da construção.

Apesar de ser possível utilizar diversos tipos de madeira, não é recomendado, de modo nenhum, a utilização de madeira já semi-apodrecida ou mesmo de árvores pouco resistentes ao apodrecimento.


Nessas construções há diferentes formas para fazer a mistura de argamassa. Uma delas é feita com 9 partes de areia, 3 de serradura, 3 de cal de construção (não agrícola), e 2 de cimento Portland. A cal de construção cria uma parede mais flexível e respirável. O cimento Portland se liga quimicamente na argamassa e pode ser tanto do tipo I ou II.


Outra maneira de ser feita é com 3 partes de areia, 2 serragem encharcada, 1 de cimento Portland e 1de cal hidratada. Esta tem a vantagem de cura mais lenta, porém, resulta em uma aparência com muito menos craquelamento.

Contêiner


A casa de contêiner parte do princípio de casa sustentável por reutilizar materiais em sua construção. Apresenta também um ar de sofisticação devido ser, relativamente, uma inovação construtiva. Além disso, possui agilidade muito maior na obra se for comparado com as construções tradicionais.

Outra questão considerável é o preço, que costuma ser muito menor que uma casa tradicional. O uso de container ainda garante mais resistência à moradia com o tipo de material que é usado. Outro fator é de mobilidade, pois, é possível montar a casa de contêiner em um terreno e no futuro, caso considere pertinente, levar a casa para outro local.

Entretanto, antes de adquirir um contêiner para servir de moradia é preciso verificar a documentação. Pode até parecer meio duvidoso, mas todo contêiner deve ter sua documentação em dia. A documentação é necessária porque além de garantir legalidade do equipamento, ajuda a comprovar a sua qualidade. Além disso, o contêiner precisa ser nacionalizado, já que ele deixará de ter sua característica inicial, ou seja, deixa de servir como transporte para ser parte de uma casa.


Sendo assim, para adquirir um contêiner é necessário que o vendedor contenha os seguintes documentos: LI – Licença de Importação, DI – Documento de Importação. Estas documentações possuem a numeração seguindo a placa de de identificação CSC (Convenção pela Segurança dos Containers).

É fundamental saber qual é a procedência do contêiner, para saber o que ele transportava. Isso porque dependendo do tipo de carga, como por exemplo produtos químicos, podem ser prejudiciais à saúde. Também é preciso evitar contêiner com ferrugens perto de selos ou que tenham mau cheiro.


Como escolher o contêiner ideal para moradia?


O primeiro passo antes de escolher um container ideal para sua obra, é estar atento em relação a topografia do seu terreno. Quando mais plano ele for, melhor. Caso não seja, será necessário investir em terraplanagem ou nos pilares que sustentarão seu container em um terreno irregular.

Após a questão do terreno, é preciso verificar como será o acesso do caminhão que levará o guindaste até o local. Como é necessário este tipo de equipamento, este fator precisa ser considerado seriamente.

Além dessas questões é importante estar atento sobre a legislação de sua cidade e sobre os requisitos que existem em relação à construção de containers habitáveis. Em alguns municípios, há legislações mais restritivas quanto ao seu uso e isso precisa ser analisado com antecedência para evitar possíveis prejuízos.

Se você atua na área da engenharia e sente que precisar dar uma alavancada no seu conhecimento, então comece sua especialização na Incursos. São diversas pós-graduações para você aperfeiçoar suas técnicas e sua atuação frente ao mercado profissional.



Fonte: Dourados News e Miranda container

Imagens: Pinterest

Montagem das imagens: Cymera