Para deixar a semana com mais motivação, frases e citações de grandes inventores, engenheiros e cientistas servem para inspirar e deixar mais alegre a rotina dos profissionais da engenharia que ajudam o mundo nos mais diversos setores de atuação. Por isso, confira abaixo as frases e citações e escolha a que você mais gostou ou aquela que mais combina com suas ideologias.

As duas primeiras frases a seguir são de Alexander Graham Bell, ele foi um cientista, inventor e engenheiro nascido na Escócia, muitas vezes citado como o criador do primeiro telefone utilizável. Ele foi o fundador da companhia telefônica Bell. Seus prêmios: Medalha John Fritz (1907), Medalha Elliott Cresson (1912), Medalha Hughes (1913) e Medalha Edison IEEE (1914).

"Concentre todos seus pensamentos na tarefa que está realizando. Os raios de sol não queimam até que sejam colocados em foco".

"Nunca ande por trilhas, pois assim só irá até onde outros já foram".


O dono da próxima frase a seguir é Freeman Dyson, ele foi um físico e matemático teórico americano de origem inglesa cujo trabalho centrou-se em grande parte na eletrodinâmica quântica, física de estado sólido, astronomia e engenharia nuclear.

"Sempre foi verdadeiro, e agora mais do que nunca, que o caminho da sabedoria para um jovem cientista de talento medíocre, é seguir a moda dominante".


As próximas citações são de Thomas Edison. Muitas pessoas acham que ele foi mais um homem de negócios do que um inventor, mas ele registrou mais de 2 mil patentes e uma delas foi o fonografo, uma de suas principais invenções.

"Eu não falhei, encontrei 10 mil soluções que não davam certo".

"Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento".

"Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais".

"As pessoas não são lembradas pelo número de vezes que fracassam, mas sim pelo número de vezes que têm sucesso".

"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de suor".

"Há uma forma de fazer isso melhor – encontre-a".

"Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo".

"Os três grandes fundamentos para se conseguir qualquer coisa são, primeiro, trabalho árduo; segundo, perseverança; terceiro, senso comum".

"Nunca fiz nada dar certo por acidente; nem nenhuma das minhas invenções surgiu por acidente; elas vieram do meu trabalho".

Um inventor que não poderia ficar de fora dessa lista de frases e citações é Albert Einstein, considerado o cientista mais célebre do século 20. Entre seus principais trabalhos desenvolveu a teoria da relatividade geral, ao lado da mecânica quântica um dos dois pilares da física moderna.

"Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento".

"O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente às possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos? "

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".

Richard Feynman foi um físico americano mais conhecido por seu trabalho em mecânica quântica e física de partículas. Ele era parte integrante do projeto de Manhattan.

"Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a natureza não pode ser enganada".

Benjamin Franklin foi um inventor e um dos líderes da Revolução Americana.


"Trabalha com gosto e terás o gosto do trabalho".

"Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum".

"Aquele que tem uma profissão tem um bem; aquele que tem uma vocação tem um cargo de proveito e honra".

"Não esconda os seus talentos. Para o uso eles foram feitos. O que é um relógio de sol na sombra? "

"Não antecipe os problemas, nem se preocupe com o que talvez nunca aconteça. Aproveite a luz do sol".

Henry Ford, talvez ele tenha sido mais um "organizador" do que um inventor, mas seus trabalhos ajudaram a revolucionar processos industriais para sempre.

"O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro".

"Não aponte falhas, aponte soluções".

"Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele".

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que vemos quando desviamos o foco do nosso objetivo".

"Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que nossos êxitos".


Steve Jobs, como a maioria já sabe ele foi co-fundador da Apple, sua gestão e visão ajudaram a fazer a empresa a se tornar a gigante que conhecemos hoje.

"Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção".

"Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim. Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim".

"Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir".

"Seja um padrão de qualidade. As pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde o melhor é o esperado".


J. Robert Oppenheimer, foi o "Pai da bomba atômica" e líder do projeto de Manhattan. Os trabalhos de Oppenheimer certamente definiram grande parte do século 20 e mais além.

"O gênio vê a resposta antes da pergunta".

Louis Pasteur, a ele os méritos são pelas diversas vacinas e processos de preservação de leite, vinho e cerveja.

"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana".

"O acaso só favorece a mente preparada".

Nikola Tesla, esse os profissionais da engenharia já conhecem, então confira as suas frases:

"O mundo não está preparado para isso. É algo muito além do nosso tempo, mas as leis vão prevalecer, e um dia farão um sucesso triunfante."

"Eu não creio que exista algo mais emocionante para o coração humano do que a emoção sentida pelo inventor quando ele vê alguma criação da mente se tornando algo de sucesso. Essas emoções fazem o homem esquecer comida, sono, amigos, amor, tudo".


Se você de alguma forma se sentiu mais motivado para atuar na engenharia, então que tal se tornar um especialista na sua área e fazer a diferença no mercado de trabalho? Comece sua especialização na Monte Pascoal, aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne referência profissional.



Fonte: Engenharia É

Imagem: Envato Elements