Toda obra seja ela qual for precisa ter uma fundação, pois é a estrutura feita no início da construção que tem como objetivo transmitir as cargas de uma edificação para o solo. Os diversos tipos de fundação servem para apoiar a casa no terreno de forma segura e eficaz. Os elementos presentes na fundação são responsáveis por receber todas as cargas da edificação, como o peso do prédio e as condições climáticas do local, e passá-las ao solo com segurança.

Entre os tipos de fundação estão as superficiais e as profundas. As superficiais não passam de 3 metros de profundidade, possuem baixo custo de execução, pois utilizam pouco material e demandam menos maquinário. Já as profundas, ultrapassam os 3 metros de profundidade, provocam maior movimentação do solo e precisa de mais maquinário.


Fundações superficiais


Sapatas: esse tipo de fundação é muito usado em solos com boa capacidade de carga superficial e que absorvem as tensões geradas pela carga da edificação sem demandar uma área de contato com o solo tão grande.

As sapatas são utilizadas para qualquer tipo de obra e as principais vantagens são a simplicidade na execução e custo interessante. A opção da sapata flexível permite aumentar significativamente a área da base sem aumentar a altura, no entanto, nessa situação os custos com a armadura são maiores.

Blocos de fundação: os blocos são elementos de concreto não armados e funcionam com o mesmo princípio das sapatas: a área de contato com o solo superficial é responsável por absorver todas as tensões oriundas da edificação.

Geralmente, os blocos de fundação são recomendados para obras de pequeno e médio porte. Eles também demandam uma capacidade de carga superficial do solo para que não se tornem muito caros.

Grelhas: pouco difundido no Brasil, esse tipo de fundação é um conjunto de vigas que interligam todos ou grande parte dos pilares de uma edificação e tem a função de distribuir linearmente as tensões desses pilares no solo.

Possui uma execução considerada complicada, pois demanda uma armadura pesada e não traz muitos benefícios econômicos e, tão pouco, construtivos. Devido a esses motivos, não costuma ser utilizada no Brasil.

Radier: o radier é considerado um tipo de fundação barato, recomendado para solos com pouca capacidade de suporte superficial. Com sua grande área de contato com o solo, o radier é capaz de distribuir de maneira muito mais eficaz as tensões da edificação.

Além disso, o radier tem sido muito utilizado para obras em alvenaria estrutural, devido ao comportamento com as cargas linearmente distribuídas é muito melhor do que para cargas concentradas no caso de pilares, por exemplo. Sem contar a possibilidade da pro tensão que pode aumentar ainda mais as suas funções estruturais.

Fundações profundas


Estaca: a estaca pode ser encontrada em diversas variações de madeira, metálica e concreto. Esse tipo de fundação recebe a carga diretamente ou em conjunto (com várias estacas), distribuindo as tensões através de sua ponta e do atrito lateral, que é o responsável por absorver a maior parte dessas tensões.

A fundação de estaca é recomendada para solos que não possuem a capacidade de suporte grande em praticamente nenhuma das camadas, pois como é possível a cravação de vários metros do solo e, como já dito, a utilização de várias estacas ao mesmo tempo, é possível garantir com muito mais facilidade a estabilidade da edificação.

Tubulões: os tubulões são mais utilizados em solos que são mais resistentes em camadas mais profundas funcionando assim como as estacas. Eles absorvem as trações por atrito lateral e por sua base, que pode ser (ou não) alargada. Quando se busca o solo mais resistente, em geral é feito o alargamento da base de modo a aumentar a área de contato com o solo dispensando, muitas vezes, a necessidade de se alcançar cotas mais profundas.


Se você atua como engenheiro (a) e deseja aprimorar suas técnicas profissionais e se posicionar melhor no mercado de trabalho, esse é o momento certo para você começar seu MBA em Projetos de Estruturas e Fundações no Instituto Monte Pascoal. Se torne um especialista no assunto e faça a diferença na construção civil.



Fonte: Vida Decora Pro

Imagem: Envato Elements