A estudante do nono semestre do curso de engenharia elétrica da UniCEUB, Juliana de Almeida Martinelli, 28, conseguiu construir uma casa em Natal, no Rio Grande do Norte. A universitária fez com que a impressão 3D das paredes fosse realizada dentro de 48 horas. A invenção feita deu a ela a chance de representar o Brasil na Rússia.


A casa impressa em 3D por Juliana foi uma das cinco selecionadas para integrar a Comissão da Juventude do BRICs. A viagem para a Rússia está marcada para o dia 20 de setembro deste ano de 2020, e a estudante irá participar do evento "Incubadora de Negócios Internacional da Juventude dos BRICs".


A construção possui 66 m² e conta com os vãos para inserir porta e janela. O interessante é que os custos para a construção ficaram na média de 30 reais por m². A estudante ainda afirma que esse valor pode ser reduzido. Levando em conta os acabamentos da casa, o valor total da obra foi estimado em 50 reais o m².


O trabalho elaborado por Juliana será apresentado à frente da startup focada em impressões em 3D em concreto, InovaHouse 3D. O equipamento criado pela estudante é capaz de produzir placas de concreto para ajudar na montagem de casas com preços mais acessíveis. As construções feitas por meio da impressora também são mais limpas, seguras e sustentáveis.


"Minha missão no evento é posicionar o Brasil como desenvolvedor da tecnologia de impressão 3D de concreto (3DCP), tendo em vista que a China e a Rússia são referência nessa tecnologia. Além de levar outros projetos que trabalho, na área de cidades inteligentes e educação empreendedora", explicou a futura engenheira.

"O principal impacto do nosso projeto na indústria nacional da construção está na otimização do processo construtivo por meio da industrialização e automação do operacional no canteiro. Essa tecnologia aumenta a previsibilidade da obra, reduz o desperdício de material, melhora a precisão da planta executada e abre espaço para inovação em material e em geometrias de obras", esclarece Juliana.

O Fórum de Juventude do Brics está presente nas 100 reuniões preparatórias, além de 15 reuniões em âmbito ministerial, encontros de altos funcionários, eventos técnicos e atividades nas áreas de cultura, educação e esporte, que antecedem Reunião de Chefes de Estado do Brics, que reúne os chefes de estados desses países.


O evento da Russia faz parte de uma série de iniciativas da agência de juventude da Rússia, tendo em vista a presidência pró-tempore do BRICS exercida pelo país. Sendo assim, o governo russo enviou esta lista de iniciativas e a Secretaria Nacional da Juventude, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no qual, organizou para que o evento chegasse ao conhecimento dos universitários.


O ministério ressalta que a estudante Juliana foi indicada para o evento por ser fundadora e CEO da InovaHouse3D, a primeira empresa Latino Americana a desenvolver uma impressora 3D para a construção civil. A estudante também foi uma das organizadoras do Capítulo Brasília da Singularity University, com a proposta de movimentar os temas de "Cidades, Dados e Pessoas". Outro detalhe é que a universitária esteve na lista da Forbes Under 30 Brasil, na edição de janeiro de 2019.


Se você atua na área da engenharia e deseja dar um upgrade em seus estudos e ampliar seu conhecimento, faça sua especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente Bim da Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Engenharia É

Imagem: Só notícia boa