A eletricidade foi uma invenção que se tornou essencial na vida do ser humano e com o passar do tempo diversos aparelhos modernos são elaborados com o intuito de funcionar com uso de energia elétrica. Com inúmeras possibilidades de utilizar a energia é importante que a segurança seja estabelecida. Por isso, foram feitas medidas para proteção, segurança das pessoas e instalações surgindo assim as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e é dentro desse regulamento que possui o aterramento como medida de proteção.

O aterramento elétrico é uma das maneiras mais seguras de interferência na corrente elétrica para proteger e garantir o bom funcionamento da instalação elétrica, além de atender as exigências das normas para instalações elétricas. Sendo assim, antes de entender como funciona o aterramento é preciso entender certas questões.

Funcionamento da rede elétrica


A empresa de distribuição elétrica fornece basicamente dois fios de energia, sendo um neutro e o outro fase. Estes fios podem ser identificados na superfície dos mesmos ou por cores. O neutro possui o potencial igual a zero e o cabo fase é o cabo por onde passa a tensão elétrica transmitida. No entanto, esta ligação não é perfeita, porque existem variações de tensão elétrica.


Geralmente, o nível de tensão em residências é de 110V ou 127 V. A diferença de potencial entre os cabos gera a corrente elétrica, por exemplo, o cabo neutro com 0 V e o cabo fase com 127 V, a diferença de potencial, ou seja, de tensão entre eles é de 127 V, em um ponto onde haja esta diferença de potencial é possível fazer circular uma corrente elétrica. Mas, essa exemplificação nem sempre acontece pois, podem existir "sujeiras", causadas pela fuga de energia em aparelhos elétricos e eletrônicos.

Fuga de energia


A chamada fuga de energia fica na superfície dos equipamentos elétricos ou eletrônicos, pode ocorrer devido defeito, falhas ou mesmo sobre algumas características individuais dos aparelhos. Quando alguém encosta nesta superfície está sujeito a levar um choque elétrico, de intensidade variável. Quanto mais componentes eletrônicos o equipamento tiver, maior a intensidade e frequência desta fuga de energia, como em computadores.

Essa situação de choque acontece porque há uma diferença de potencial entre a pessoa que encosta neste equipamento e o equipamento. Assim como a diferença de potencial nos cabos, mas neste caso a pessoa sofre um choque elétrico. Mas se ao invés de uma pessoa, um aparelho elétrico com diferença de potencial a encostar-se em um aparelho com fuga de energia, pode ocasionar em danos a este aparelho, por menor que seja, os componentes mais sensíveis podem ser danificados.

Aterramento elétrico


De acordo com as normas da ABNT, aterramento elétrico significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja o menor possível. O conector terra é o que possui diferença de potencial igual a zero, a diferença entre ele e o neutro é que ele não altera o seu valor por meio de "sujeiras", pelo contrário, por meio do terra estas sujeiras são eliminadas, o que não permite que fugas de energia fiquem na superfície de aparelhos elétricos. Essas sujeiras são eliminadas para terra, daí o nome.

Importância do aterramento


Além de garantir uma segurança maior para as pessoas e instalações, e estar dentro das normas da ABNT, o aterramento possui alguns objetivos principais, tais como:


Proteção da integridade física das pessoas:


Como já foi mencionado aqui, essa corrente de fuga que fica na superfície dos equipamentos pode ser transmitida para o corpo da pessoa que encostar neste aparelho. A intensidade deste choque pode não ser tão grave, mas muitas das consequências de se submeter ao choque elétrico não estão ligadas a intensidade do choque, mas a fatores externos. Por isso o melhor é evitar este contato com a energia.

Facilitar o funcionamento de dispositivos de segurança:


Imagine um equipamento com fuga de energia que não esteja em um sistema de aterramento, logo, a maneira como a fuga de energia vai ser eliminada do equipamento será quando uma pessoa encostar neste equipamento. Mas se este equipamento estiver ligado a um sistema de aterramento, esse excesso de energia será levado pelo cabo terra, e caso este excesso seja prejudicial ao funcionamento da instalação, os dispositivos de segurança, como os disjuntores, fusíveis, entre outros, vão entrar em ação, interrompendo o funcionamento.


Descarregar cargas eletrostáticas da carcaça de equipamentos:


A permanência destas cargas eletrostáticas na superfície do equipamento coloca em risco o desempenho do mesmo, pois componentes sensíveis podem ser prejudicados. Cargas eletrostáticas são formadas a todo tempo por atrito.

Se você atua na área da engenharia e deseja ampliar seu conhecimento e fazer a diferença no mercado de trabalho, faça sua especialização em Projetos de Estruturas e Fundações no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista na área e se torne referência no meio profissional.



Fonte: Mundo da elétrica

Imagem: 123RF