A concretagem é considerada a etapa de finalização dentre as diversas atividades relacionadas a construção de um elemento em uma edificação. Para que esse serviço seja realizado de forma eficaz e segura, todos os outros serviços anteriores precisam ser verificados pelo engenheiro ou técnico responsável da obra. Nesse sentido, aprenda como funciona todo esse processo e tire suas dúvidas.


No trabalho de concretagem é necessário analisar a consistência e limpeza das formas, conferência da armadura, ou seja, a quantidade e se estão bem dispostas, e se as instalações que deverão ser embutidas, como tubos elétricos e hidráulicos, estão posicionados corretamente.

Vale lembrar que é importante que o engenheiro responsável pela obra acompanhe as etapas de lançamento, adensamento e cura do concreto. Somente pessoas especializadas e com conhecimento técnico em engenharia podem definir o que fazer e o que não fazer durante uma concretagem.


Isso porque, um erro durante o processo de concretagem pode trazer problemas sérios futuramente como fissuras, trincas e nos casos mais graves, as patologias podem causar até o desabamento da estrutura. Além disso, o ato de fazer o retrabalhado pode provocar uma perda desnecessária de tempo e dinheiro não só para a construtora como para os profissionais da obra.


Materiais necessários para a concretagem


Concreto;

Régua de alumínio;

Pá e enxada;

Girica, balde, carrinho de mão, que pode ser desnecessário caso a concretagem seja realizada com bombeamento;

Vibrador de imersão;

Régua vibratória e metálica;

EPI’s, de acordo com a orientação do Engenheiro ou Técnico em Segurança do Trabalho;

Moldes para corpos de prova;

Equipamentos para slump test.


Método Executivo


Concretagem de pilares


Lavar as formas antes da concretagem.

Para pilares com mais de 3,50 metros, deve-se abrir janelas nas formas para executar a concretagem em etapas de 2,50 metros. Se o diâmetro do pilar permitir a descida do vibrador dentro da forma, o procedimento pode ser realizado.

Concretar em camadas com espessura aproximada de 3/4 do comprimento da agulha do vibrador. Essa recomendação é válida também para cortinas e muros de arrimo.

Para garantir a aderência entre o aço e o concreto, nunca vibre a armadura. Da mesma forma, deve-se evitar vibrar as formas, para garantir sua integridade e reaproveitamento.

Após o termino dos pilares, verificar novamente o prumo.

Concretagem de vigas e lajes


Lavar as formas da laje antes da concretagem.

Lançar o concreto o mais próximo de sua posição final para evitar acúmulo de concreto em um único ponto, o que sobrecarregará o escoramento.

Observar, no momento do lançamento, se não ocorrem deslocamento da ferragem e outros elementos.

Espalhar o concreto com auxílio de pás e enxadas.

Nunca vibrar a armadura, para garantir a aderência entre o aço e o concreto. Da mesma forma, é preciso evitar vibrar as formas, para garantir sua integridade e possível reaproveitamento futuro.

Sarrafear o concreto entre as mestras definidas com ajuda do nível a laser e, em seguida vibrar com a régua vibratória.

Realizar o acabamento final de acordo com o especificado em projeto.

Fazer a cura úmida conforme a superfície permita, por meio da secagem ao tato, molhando as pecas por um período mínimo de três dias consecutivos, para que a superfície das pecas permaneça sempre úmida.


Observações


É necessário respeitar o tempo limite de 2 horas e 30 minutos entre a saída do caminhão da usina ou sua produção em obra e o lançamento.

Em situações de chuva forte, proteja a estrutura com lona plástica para garantir a integridade das propriedades do concreto.

Controle tecnológico


No momento de concretagem, deve-se coletar amostras aleatórias do concreto a ser lançado para a realização de ensaios de controle de resistência. Para isso, a construtora ou o responsável pela obra pode optar pela contratação de uma empresa para efetuar o controle tecnológico do concreto.

Caso a resistência do concreto resulte em um valor abaixo do especificado em projeto, o projetista deverá ser consultado para determinar o que pode ser feito.

Se você trabalha na área da engenharia e deseja prosseguir seus estudos para atuar melhor nas obras e serviços, esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Faça sua especialização em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil no Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Escola Engenharia

Imagem: 123RF